Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4320
Tipo: Monografia
Título: Autonomia da educação infantil: relações e práticas pedagógicas do cotidiano de uma escola de educação infantil
Autor(es): Kravos, Aline Pelissari
Primeiro Orientador: Souza, Flávia Burdzinski de
Primeiro membro da banca: Loss, Adriana Salete
Segundo membro da banca: Kelleter, Rafael Ferreira
Resumo: A pesquisa “A autonomia na Educação Infantil: relações e práticas pedagógicas do cotidiano de uma escola de Educação Infantil”, propõe investigar de que maneira a autonomia é conquistada pelas crianças a partir das vivências de seu cotidiano escolar. Sabendo que a autonomia da criança é desenvolvida desde muito pequena e tem grande influência pelo contexto em que se insere a criança, surge então, as problemáticas: “O que é autonomia?”, “Como ela é conquistada pelas crianças na Educação infantil?” e “O que necessita saber um educador para permitir que as crianças sejam autônomas de fato?”. Para que fosse possível responder as problemáticas desse estudo, a metodologia utilizada teve uma abordagem qualitativa com pesquisas bibliográfica, documental e de cunho etnográfico. As pesquisas bibliográfica e documental tiveram como principais fontes: livros, artigos, teses, dissertações, legislações e documentos oficiais que abordavam a temática investigada. Para compor a pesquisa de cunho etnográfico, foi necessário a utilização de fotografias autobiográficas, ao logo dos anos de 2018 até 2021 na Escola de Educação Infantil Favinhos de Mel, localizada na cidade de Getúlio Vargas – RS. Dessa forma, o estudo foi organizado em três capítulos. A partir das reflexões realizadas ao longo do processo de pesquisa, conclui-se que as crianças são protagonistas da sua autonomia, mas que é necessário que a escola e os profissionais organizem um cotidiano que permita a elas serem respeitadas enquanto sujeitos de direitos, pois permitir a conquista da autonomia pela criança, é colocar na criança como centro do planejamento. Refletindo assim, se o tempo, os ambientes, as propostas, as relações estabelecidas estão valorizando e acolhendo as crianças.
Abstract/Resumen: The research “Autonomy in Early Childhood Education: practices and pedagogical relationships in the daily life of an early childhood school”, proposes to investigate how autonomy is achieved by children from the experiences of their daily school life. Knowing that the child's autonomy is developed from an early age and has great influence by the context in which the child is inserted, the following problems arise: “What is autonomy?”, “How is it achieved by children in early childhood education?” and "What does an educator need to know to allow children to be truly autonomous?". Knowing that the child's autonomy is developed from an early age and has great influence by the context in which the child is inserted, the following problems arise: “What is autonomy?”, “How is it achieved by children in early childhood education?” and "What does an educator need to know to allow children to be truly autonomous?". In order that to be able to answer the problems of this study, the methodology used had a qualitative approach with bibliographic, documentary and ethnographic research. Bibliographic and documentary research had as main sources: books, articles, theses, dissertations, legislation and official documents that addressed the subject investigated. To compose the research of an ethnographic nature, it was necessary to use autobiographical photographs, from the years 2018 to 2021, at the Favinhos de Mel Child Education School, located in the city of Getúlio Vargas - RS. Thus, the study was organized into three chapters. From the reflections carried out throughout the research process, it is concluded that children are protagonists of their autonomy, but that it is necessary that the school and professionals organize a daily life that allows them to be respected as subjects of rights, because allows the achievement of autonomy by the child is to place the child as the center of planning. Thus reflecting, if the time, the environments, the proposals, the established relationships are valuing and welcoming the children.
Palavras-chave: Educação Infantil
Autonomia
Crianças
Práticas pedagógicas
Cotidiano
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4320
Data do documento: Abr-2021
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KRAVOS.pdf2,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.