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Tipo: Monografia
Título: Educação emocional: concepções dos professores(as) das escolas municipais da cidade de Erechim
Autor(es): Escher, Milena
Primeiro Orientador: Loss, Adriana Salete
Primeiro membro da banca: Dalagnol, Rosângela Fatima
Segundo membro da banca: Irgang, Silvania Regina Pellenz
Resumo: Vivemos em uma realidade cercada de problemáticas envolvendo conflitos, violência, arrogância, e a falta de compaixão. Esses sentimentos, aliados a tantas outras adjetivações caracterizam e retratam o cotidiano de nossos dias atuais, e nos alertam para a nossa própria autodestruição. Dessa forma, frente à realidade atual, essa investigação objetiva promover um debate sobre a importância da Educação Emocional nos contextos relacionais e laborais, visando compreender qual a percepção dos professores (as), sobre o desenvolvimento emocional, os processos educativos e formativos, e as relações intra e interpessoais, assim identificando, preferencialmente, as situações problemas que causam os conflitos, a violência que impedem a convivência de forma afetiva e harmoniosa entre os sujeitos. A Educação Emocional é um processo educativo, que tem como objetivo desenvolver a aprendizagem da sensibilização e do cuidado com os aspectos emocionais, com base no conhecimento e autoconhecimento das emoções. As emoções fazem parte do nosso cotidiano, e por isso, precisam ser compreendidas. Para abordar nossos objetivos, a metodologia utilizada caracterizou como uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo, sob uma perspectiva de uma investigação quantitativa/qualitativa, descritiva-interpretativa, e o instrumento de investigação utilizado foi o questionário. O público alvo da pesquisa foram os (as) professores (as) das escolas municipais de Erechim, sendo que no total participaram 221 professores (as). Os dados obtidos foram submetidos a análise de conteúdo na perspectiva teórica de Bardin (2009). Em síntese, com a análise do material da pesquisa, foi possível observar que os conflitos e a violência estão presentes no contexto escolar e que são ocasionados pela falta de diálogo entre os sujeitos. Além disso, os resultados também demonstraram que a formação emocional se torna fundamental para que as relações se tornem mais amorosas, e para que a mediação dos conflitos aconteça de forma significativa. Os docentes sentem a necessidade de uma formação inicial e continuada para o desenvolvimento de suas competências emocionais. Concluiu-se, por meio desta investigação, a extrema relevância da Educação Emocional no âmbito escolar, além disso, destaca-se urgência em repensarmos os currículos de formação de professores, que devem incluir o desenvolvimento da dimensão emocional como essencial.
Abstract/Resumen: We live in a reality surrounded by problems involving conflicts, violence, arrogance, and a lack of compassion. These feelings, combined with so many other adjectives, so well characterize and portray the daily lives of our present-day and alert us to our self-destruction. Thus, given the current reality, this investigation aims to promote a debate on the importance of Emotional Education in relational and work contexts, seeking to understand what teachers perceive about emotional development, educational and training processes, and intrapersonal and interpersonal relationships, identifying the problem situations that cause conflicts, violence and that prevent coexistence in an affective and harmonious way among the subjects. Emotional Education is an educational process that aims to develop learning to raise awareness and care for emotional aspects, based on knowledge and self-knowledge of emotions. Emotions are part of our daily lives, and therefore they need to be understood. To address our objectives, the methodology used was characterized as bibliographic research and field research, from the perspective of a quantitative/qualitative, descriptive-interpretative investigation, and the research instrument used was the questionnaire. The target audience of the research was the teachers of the municipal schools of Erechim, with a total of 221 teachers participating. The data obtained were submitted to content analysis from the theoretical perspective of Bardin (2009). In summary, with the analysis of the research material, it can be observed that conflicts and violence are present in the school context and that they are caused by the lack of dialogue between the subjects. In addition, the results also demonstrated that emotional formation becomes essential for relationships to become more loving and for conflict mediation to happen in a meaningful way. Teachers feel the need for initial and continuing training for the development of their emotional skills. It was concluded through this investigation, the extreme relevance of Emotional Education in the school context, in addition, there is an urgent need to rethink the curricula of teacher training, which should include the development of the emotional dimension as essential.
Palavras-chave: Educação Emocional
Escola
Conflito
Violência
Formação continuada
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4323
Data do documento: Mai-2021
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