Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4325
Tipo: Monografia
Título: Estudos sobre o ensino multisseriado: um debate (ir)relevante
Autor(es): Vizzoto, Lúbia Kétti de Oliveira
Primeiro Orientador: Mohr, Naira Estela Roesler
Primeiro membro da banca: Bukoski, Chaiane
Segundo membro da banca: Santos, Almir Paulo dos
Resumo: O trabalho escolar em formato multisseriado é bem antigo no Brasil e é encontrado, atualmente, em muitas realidades, sobretudo nas áreas rurais. Esse tipo de organização consiste em agrupar diferentes anos (séries) de ensino em uma sala, sob a responsabilidade de um único professor, o que muitas vezes torna esse trabalho complexo e desafiador. Esta pesquisa está relacionada com o interesse em conhecer a produção bibliográfica disponível que pode subsidiar o trabalho pedagógico nessas escolas, contemplando as seguintes revistas científicas: Educação & Realidade; Educação; Revista Brasileira de Educação do Campo. Estabeleceu-se como objetivo geral: analisar, em três revistas de educação, a produção científica que trata do ensino multisseriado e seus potenciais teórico-metodológicos para as escolas dos anos iniciais. Os objetivos específicos foram: a) conhecer as diretrizes que norteiam e dão base para as escolas multisseriadas/do campo; b) levantar e categorizar artigos que tratam do tema do ensino multisseriado em três revistas científicas nacionais; c) discutir a temática do ensino multisseriado no contexto da educação do campo; d) subsidiar reflexões em torno do trabalho docente no contexto de escolas multisseriadas. Na primeira etapa do tratamento de dados, foi realizado um levantamento quantitativo de artigos por meio dos seguintes termos de busca: escola(s) do campo, escola(s) multisseriada(s) e educação do campo, chegando a um total de 66 artigos. Em seguida, realizou-se uma seleção de 13 artigos que tratavam do tema da escola multisseriada pela qual foi realizada uma análise qualitativa. De forma geral, conclui-se que a produção científica brasileira deixa a desejar sobre pesquisas sobre o tema, principalmente nas revistas, pois elas não tratam de um assunto específico. Os estudos acerca do tema ajudam a compreender e a tecer soluções para os problemas que as escolas multisseriadas enfrentam, portanto é necessário incentivar e buscar mais sobre esse tema dentro da produção nacional.
Abstract/Resumen: School work in a multi-series format is very old in Brazil and is currently found in many realities, especially in rural areas. This type of organization consists of grouping different years (series) of teaching in one room, under the responsibility of a single teacher, which often makes this work complex and challenging. This research is related to the interest in knowing the available bibliographic production that can subsidize the pedagogical work in these schools, for that purpose the following magazines were selected: Educação & Realidade; Educação; Revista brasileira de Educação do Campo. It was established as a general objective: To analyze, in three education magazines, the scientific production that deals with multi-series teaching and its theoretical and methodological potential for schools in the early years. The specific objectives were: a) to know the guidelines that guide and provide the basis for multi-grade / rural schools; b) to survey and categorize articles that deal with the theme of multiseries teaching in three national scientific journals; c) discuss the theme of multi-series education in the context of rural education; d) subsidize reflections on teaching work in the context of multi-grade schools. In the first stage of data processing, a quantitative survey of articles was carried out using the following search terms: school (s) in the field, multiseries school (s) and education in the field, reaching a total of 66 articles. Then, a selection of 13 articles was made that dealt with the theme of the multi-grade school where a qualitative analysis was carried out. In general, it is concluded that the Brazilian scientific production leaves something to be desired about research on the subject, mainly in magazines that do not deal with a specific subject. Studies on the topic help to understand and weave solutions to the problems that multiseries face, so it is necessary to encourage and seek more about this topic within national production.
Palavras-chave: Educação do campo
Multisseriação
Escolas do/no campo.
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4325
Data do documento: Mai-2021
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VIZZOTO.pdf699,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.