Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4327
Tipo: Monografia
Título: “Extensionar”: do verbo quimérico às experiências da Extensão Universitária no Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura
Autor(es): Mortari, Milena Amabile
Primeiro Orientador: Irgang, Silvania Regina Pellenz
Primeiro membro da banca: Deus, Sandra de Fátima Batista de
Segundo membro da banca: Souza, Flávia Burdzinski de
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso consiste na temática “Extensionar”: do verbo quimérico às experiências da Extensão Universitária no Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura. Em um cômpito de relevâncias pessoais, acadêmicas e sociais, objetiva legitimar o termo utópico “extensionar”, conceituar ensino, pesquisa e extensão, com maior ênfase na extensão, discernir a conceituação de vivência da de experiência, apresentar o público-alvo da extensão e elencar com criticidade os aspectos que requerem aperfeiçoamento na mesma, amparado por recursos testemunhais. Ao contemplar tais objetivos, é ofertada a resposta ao problema de pesquisa que intenciona representar como alcançar, qualitativamente, a efetividade da formação inicial do discente do Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura do campus Erechim da Universidade Federal da Fronteira Sul por intermédio da integralidade das ações de extensão. A justificação da pesquisa se dá pela consideração da autora de que exista um abismo entre sua constituição pedagógica pré e pós ingressa nas ações de Extensão Universitária que integrou, como no programa de extensão Seminário Permanente em Educação Infantil, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e no Programa de Residência Pedagógica. O percurso metodológico deste trabalho se divide em três diretrizes de pesquisa, nas quais o eixo norteador da escrita é autobiográfico, o método de coleta de dados se deu por formulários on-line e, por tais estratégias de pesquisa, caracteriza-se esta como sendo uma pesquisa de abordagem qualitativa. Esta monografia alcança sua conclusão elencando resultados significativos sobre a Extensão Universitária e aspectos que requerem melhorias para o alcance qualitativo do extensionar, amalgamando concepções advindas das experiências da autora, participantes oriundos das ações de extensão e referenciais teóricos que acordam com a temática.
Abstract/Resumen: This Undergraduate Thesis consists of the theme “Extensionar”: from the chimerical verb to the experiences of the University Extension in the Pedagogy course. In a context of personal, academic, and social relevance, it aims to legitimize the utopian term “Extensionar”, to conceptualize teaching, research, and extension, with greater emphasis on extension, to present the target audience of the extension and list with criticality the aspects that require improvement in it, supported by witness resources. When contemplating such objectives, the answer to the research problem that intends to represent how to achieve, qualitatively, the effectiveness of the initial training of the student of the Pedagogy course of the Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim is offered through the integrality of extension actions. The justification for the research is given by the author's consideration that there is an abyss between her pre and post pedagogical constitution that enters the University Extension actions that she has integrated, as in the Permanent Seminar in Child Education extension program, in the Institutional Program of Initiation Scholarships to Teaching and the Pedagogical Residency Program. The methodological path of this work is divided into three research guidelines, in which the guiding axis of writing is autobiographical, the method of data collection took place through online forms, and, for such research strategies, this is characterized as being qualitative research. This paper reaches its conclusion by listing significant results on University Extension and aspects that require improvements for the qualitative reach of the extension, amalgamating conceptions arising from the author's experiences, participants from extension actions, and theoretical frameworks that agree with the theme.
Palavras-chave: Extensão Universitária
Experiências
Pedagogia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4327
Data do documento: Mai-2021
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MORTARI..pdf2,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.