Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4329
Type: | Monografia |
Título : | Formação de professores: a escolha da profissão docente |
Author: | Moreira, Luane Maira Szlachta |
First advisor: | Loss, Adriana Salete |
metadata.dc.contributor.referee1: | Bittencourt, Zoraia Aguiar |
metadata.dc.contributor.referee2: | Presotto, Taíse Morgana |
Resume: | O presente estudo tem como principal objetivo identificar as experiências condutoras da escolha da profissão docente nas produções científicas dos últimos 20 anos, de modo a problematizar a identidade profissional. O tema desta pesquisa trata-se referente a escolha da profissão docente. Para esta pesquisa foi contextualizado historicamente o processo de formação de professores no Brasil, oferecendo destaque aos aspectos econômicos, políticos e legais. Como referencial teórico, foram utilizados autores como Cury (2010), Gatti (2013, 2014), Libâneo (1999; 2003, 2006), Nóvoa (1992; 2017), Pimenta (1999) e Saviani (2006). O estudo tem caráter qualitativo, com pesquisa bibliográfica e estado de conhecimento. Assim, foram analisadas produções científicas encontradas no portal de periódicos da CAPES, na plataforma SciELO e também na BDTD. Posteriormente foi utilizado a análise de conteúdo de Bardin (2016). Com a leitura flutuante dos documentos, foram definidas duas categorias: os desafios da carreira docente e as contribuições para a escolha da profissão docente. Como resultado da pesquisa, pode-se constatar que existem desafios e contribuições singulares que norteiam a profissão docente. Como desafio, pode-se destacar a desvalorização econômica e social do professor. Já como motivação para a escolha da profissão, enfatiza-se a influência do convívio social de acordo com de cada indivíduo, seja familiar, amigos ou até mesmo com professores. |
Resumen : | The main objective of the present study is to identify the experiences that drive the choice of the teaching profession in the scientific productions of the last 20 years in order to problematize professional identity. The theme of this research is about the choice of the teaching profession. For this research, the process of teacher education in Brazil was historically contextualized, emphasizing the economic, political, and legal aspects. As a theoretical reference, authors such as Cury (2010), Gatti (2013, 2014), Libâneo (1999; 2003, 2006), Nóvoa (1992; 2017), Pimenta (1999) and Saviani (2006) were used. The study has a qualitative nature, with bibliographic research and state of knowledge. Scientific productions found in the CAPES journals portal, in the SCIelo platform and also in the BDTD were analyzed. Subsequently, Bardin's (2016) content analysis was used. With the floating reading of the documents, two categories were defined: the challenges of the teaching career and the contributions to the choice of the teaching profession. As a result of the research, it can be seen that there are unique challenges and contributions that guide the teaching profession. As a challenge, the economic and social devaluation of the teacher can be highlighted. As a motivation for choosing a profession, the influence of social interaction is emphasized, according to each individual, be it a family member, friends, or even teachers. |
Palabras clave : | Formação inicial Docência Escolha da profissão Pedagogia |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4329 |
Fecha de publicación : | may-2021 |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MOREIRA.pdf | 1,82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.