Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4330
Tipo: Monografia
Título: Os desafios da coordenação pedagógica com a formação continuada dos/as professores/as nas escolas municipais de educação infantil de Erechim/RS
Autor(es): Segatta, Alessandra da Silva
Primeiro Orientador: Irgang, Silvania Regina Pellenz
Primeiro membro da banca: Sartori, Jerônimo
Segundo membro da banca: Toso, Carine
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso, para obter o grau de Licenciada em Pedagogia, pela Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim, tem por objetivo compreender quais os desafios que as Coordenadoras Pedagógicas das escolas municipais de Educação Infantil, da cidade de Erechim/RS, encontram ao articular a formação continuada com os/as professores/as na escola. Para isso, escolhemos uma metodologia com abordagem qualitativa, pautada na pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Como instrumento de coleta de dados utilizamos o questionário, em formato on-line, devido à pandemia de COVID-19, para responder as inquietações de pesquisa. Tivemos quatorze Coordenadoras Pedagógicas participantes das dezenove escolas municipais de Educação Infantil. A partir de uma pesquisa bibliográfica e documental foi possível fazer uma breve retomada histórica da função de Coordenador Pedagógico e entender as importantes contribuições que esse profissional desempenha no âmbito pedagógico e formativo na escola. Abordamos os documentos oficiais que normatizam e amparam legalmente a formação continuada, assim como, definem o Coordenador Pedagógico como articulador da formação continuada. Por meio das respostas recebidas no questionário identificamos os maiores desafios que as Coordenadoras Pedagógicas encontram ao organizar as formações em suas escolas. Dentre eles: a escuta do grupo de professores/as; a reflexão da prática pedagógica; estar disponível à formação e aos novos conhecimentos considerando os saberes já construídos; a socialização entre colegas; a avaliação do processo formativo e uma percepção importante nas narrativas em relação as dificuldades à própria formação do Coordenador Pedagógico. Tendo em vista os aspectos que apresentamos no decorrer deste trabalho, é imprescindível compreender que a formação continuada na escola é um trabalho realizado em equipe, o coordenador é o articulador da formação, mas sem a colaboração do grupo não é possível concretizá-la. Não há como falar em profissionais comprometidos com a educação sem falar em formação continuada. Um/a Coordenador/a Pedagógico/a que consiga trazer para dentro de sua escola essa realidade, cumpriu sua maior atribuição.
Abstract/Resumen: This Course Conclusion Paper, to obtain the degree of Pedagogy Degree, from the Federal University of Fronteira Sul, campus Erechim, aims to understand what challenges the Pedagogical Coordinators of the municipal schools of Early Childhood Education, in the city of Erechim / RS, find when articulating continuing education with teachers at school. For this, we chose a methodology with a qualitative approach, based on bibliographic, documentary, and field research. As a data collection instrument, we used the questionnaire, in an online format due to the COVID-19 pandemic, to answer research concerns. We had fourteen Pedagogical Coordinators participating in the nineteen municipal schools of Early Childhood Education. From bibliographic and documentary research it was possible to make a brief historical review of the role of Pedagogical Coordinator and understand the important contributions that this professionais plays in the pedagogical and formative scope at school. We adresse the oficial documents that regula-te and legal suporte continuing education, as we as define the Pedagogical Coordinator as the coordinator of continuing education. Through the responses received in the questionnaire, we identified the biggest challenges that Pedagogical Coordinators encounter when organizing training in their schools. Among them: listening to the group of teachers; reflection on pedagogical practice; be available for training and new knowledge considering the knowledge already built; socialization among colleagues; the evaluation of the formative process and an important perception in the narratives about the difficulties in the formation of the Pedagogical Coordinator. Because of the aspects we present in the course of this work, it is essential to understand that continuing education at school is a team effort, the coordinator is the training coordinator, but without the group's collaboration, it is not possible to achieve it. There is no way to talk about professionals committed to education without talking about continuing education. A Pedagogical Coordinator who can bring this reality into his school has fulfilled his greatest assignment.
Palavras-chave: Coordenador Pedagógico
Formação continuada
Educação Infantil
Escola
Erechim (RS)
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4330
Data do documento: Mai-2021
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SEGATTA.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.