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Tipo: Monografia
Título: Gestão de perdas do setor hortifruti no varejo: um estudo de caso em uma rede de supermercados em Chapecó/SC
Autor(es): Machado, Alison Junior
Primeiro Orientador: Mocellin, Ronei Arno
Primeiro membro da banca: Kroth, Darlan Christiano
Segundo membro da banca: Visioli, Luiz Jardel
Resumo: Devido às constantes mudanças no cenário econômico e o aumento da concorrência do mercado, as organizações precisam constantemente buscar formas de sobreviver e se manter competitivas. Nesse sentido uma gestão de perdas eficiente é uma necessidade. Considerando o varejo, especificamente supermercados, o setor hortifruti é o que apresenta maiores índices de perdas, merecendo uma atenção especial nesse tipo de organização. Deste modo observouse a possibilidade de realização de um estudo de caso em uma organização supermercadista na cidade de Chapecó/SC, este estudo teve como objetivo analisar a possibilidade de melhoria no gerenciamento de perdas no setor de hortifruti dessa organização. A abordagem metodológica adotada foi qualitativa e descritiva, baseado em um estudo de caso, procurando uma maior precisão das informações. Como fonte de dados utilizou­se os manuais internos da organização e relatórios do sistema interno da organização, para complementar essas informações também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os gestores envolvidos na gestão de perdas do hortifruti da organização. Os resultados demonstraram que há possibilidade de melhoria na gestão de perdas no setor hortifruti da organização. Constatou­se que os maiores problemas enfrentados são: produtos críticos, o excesso de estoque, a fragilidade e perecibilidade dos produtos, o manuseio por empregados e clientes e a falta de reaproveitamento de produtos parcialmente danificados ou fora de padrão. Foram sugeridas como melhorias: o melhor controle dos produtos críticos, coletor de dados para contagem de perdas no setor, diminuir a compra de fornecedores distantes e aumentar a compra de fornecedores próximos, treinamentos periódicos para os empregados, novos expositores para os produtos, negociação com fornecedores de melhor transporte e melhor qualidade dos produtos, implantação de ficha técnica, a manutenção de uma área de venda apenas com produtos dentro do padrão e reaproveitamento dos produtos parcialmente danificados ou fora de padrão em sucos ou embalados. Diante disso, acredita­se que este estudo pode ser útil para a organização pesquisada e para outras organizações do setor supermercadista que enfrentam problemas quanto ao gerenciamento de perdas do setor hortifruti.
Abstract/Resumen: Due to the constant changes in the economic scenario and the increasing competition in the market, organizations need to constantly look for ways to survive and remain competitive. In this sense, efficient loss management is a necessity. Considering retail, specifically supermarkets, the horticulture sector is the one with the highest loss rates, deserving special attention in this type of organization. Thus, the possibility of conducting a case study in a supermarket organization in the city of Chapecó / SC was observed. This study aimed to analyze the possibility of improving loss management in the horticulture sector of this organization. The methodological approach adopted was qualitative and descriptive, based on a case study, seeking greater precision of the information. As source of data, the organization's internal manuals and reports from the organization's internal system were used. To complement this information, semi­structured interviews were also conducted with the managers involved in the organization's loss management of horticulture. The results showed that there is a possibility of improvement in loss management in the organization's horticultural sector. It was found that the biggest problems faced are critical products, excess inventory, fragility and perishability of products, handling by employees and customers and the lack of reuse of partially damaged or non­standard products. Suggestions were made for improvements: better control of critical products, mobile handheld computers for the loss count in the sector, decrease the purchase of distant suppliers and increase the purchase of nearby suppliers, periodic training for employees, new displayers for products, negotiation of better transportation and better quality of products with suppliers, implantation of technical data sheet, maintenance of a sales area with only standard products and reuse of partially damaged or non­standard products in juices or packaging. Therefore, it is believed that this study may be useful for the researched organization and for other organizations in the supermarket sector that face problems regarding the loss management of the horticulture sector.
Palavras-chave: Finanças
Gestão econômica
Contabilidade estratégica
Supermercado
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4345
Data do documento: 10-Mai-2021
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