Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4353
Tipo: Monografia
Título: Pesquisa mercadológica e viabilidade para uma loja de produtos naturais em Caibi-SC
Autor(es): Alberti, Adriana
Primeiro Orientador: Labes, Emerson Moisés
Primeiro membro da banca: Martini, Ulisses Gabriel
Segundo membro da banca: Laimer, Viviane Rossato
Resumo: O presente trabalho consiste em realizar um estudo de viabilidade mercadológica para a implantação de um varejo de produtos naturais na cidade de Caibi – SC. Apresenta importantes e necessárias discussões que permeiam o campo do empreendedorismo e tem como objetivos levantar dados dos consumidores, verificar se existe uma demanda para esses produtos e levantar dados demográficos e mercadológicos do município. A metodologia usada foi de natureza aplicada, abordagem quali-quantitativa, objetivo descritivo e exploratório e os procedimentos técnicos foram pesquisa bibliográfica, documental e survey, as técnicas de coleta de dados foram revisão de literatura, questionários e entrevistas estruturadas. A partir da análise, verificou-se que existe demanda desses produtos e que os consumidores só encontram parte deles no comércio local. Algumas variáveis interferem nas decisões de compra como gênero, escolaridade, ocupação e renda. Os dados também mostraram índices maiores que 50% para restrições alimentares, prática de atividade física evidenciando uma preocupação com bem-estar e qualidade de vida. Pelo levantamento de dados demográficos, mercadológicos e qualitativos contatouse que existe viabilidade mercadológica para esse segmento de empresa na cidade de Caibi-SC.
Abstract/Resumen: This work consists of carrying out a market feasibility study for the implementation of a retail of natural products in the city of Caibi – SC. Is shows important and necessary discussions that permeate the field of entrepreneurship and has as objectives to raise data from the costumers, to verify if there is a demand for these products, and to raise demographic and marketing data in the city. The methodology used was of applied nature, qualitative and quantitative approach, descriptive and exploratory objective, and the technical procedures were bibliographic, documental, and survey research; the data collection techniques were literature review, questionnaires, and structured interviews. From the analysis, it was found that there is a demand for these products and that costumers only find some of them in local commerce. Some variables interfere in the purchase decisions, such as gender, education, occupation, and income. The data also showed indexes higher than 50% for dietary restrictions and physical activity, showing a concern with well-being and quality of life. By the survey of demographic, marketing, and qualitative data it was found that there is market feasibility for this business segment in the city of Caibi – SC.
Palavras-chave: Varejo
Empreendedorismo
Comércio
Produtos naturais
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4353
Data do documento: 12-Mai-2021
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALBERTI.pdf2,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.