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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Ana Cecilia Teixeira-
dc.contributor.referee1Paz, Demétrio Alves-
dc.contributor.referee2Silva, Adriana Aires da-
dc.creatorMendes, Valdelândia Silva-
dc.date2021-05-17-
dc.date.accessioned2021-07-26T19:29:25Z-
dc.date.available2021-
dc.date.available2021-07-26T19:29:25Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4373-
dc.description.abstractEl presente trabajo sobre empoderamiento femenino: identidad de las mujeres negras a través del cabello, que por ser un área enfocada en temas sociales y transformaciones sociales merece especial atención en relación a su ejecución. Y para eso, presentamos temas como el estándar de belleza, mostrando la influencia de los medios y dirigiéndose a la industria de la belleza; empoderamiento femenino: construir la identidad de las mujeres negras, detallando el racismo; y el cabello como símbolo de empoderamiento, resistencia e identidad. Y para la elaboración, el trabajo, se tendrá en cuenta una imagen de un anuncio marca de champús Tresemmé, campaña realizada en 2015, de Unilever, una empresa creada en 1947 que ha estado desarrollando productos de belleza durante más de 60 años. Este trabajo se basó en la investigación bibliográfica, consultando fuentes primarias, donde seleccionamos algunos autores de renombre dentro del campo, tales como: Alves (2017), Azevedo (2019), Balhego (2016), Batista (2019), Bohm (2018), Bakhtin ( 2012) Cury (2015), Freitas et al (2018), Giddens (2016), Gomes (2002), King (2015), Matos (2015), Melo (2017), Munanga (2012), Nardin e Guterres (2013), Nunes (2018), Pinto (2016), Ribeiro e Ildebrando (2019), Rocha et al (2016), Sampaio e Rivitti (2017), Santos (2019), Silva (2014), Varela (2017) e Vieira (2015). Además de consultar el sitio web del IBGE, la Ley N ° 7.716, el sitio web Estilo de vida y la ONU mujer. Así, se pudo constatar que los estándares de belleza se refieren a imposiciones hechas por blancos. Así, cualquier característica que se desvíe de esto ya se convierte en un punto que hay que mejorar o corregir. La industria de la belleza, en este contexto, asiste en la reproducción del pensamiento, ofreciendo y poniendo a disposición, de manera masiva, productos para los más diversos propósitos, con la promesa de tener como resultado mayor aprecio, aceptación y autoestima.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho sobre “Meu cabelo é resistente e resistência: empoderamento e identidade da mulher negra”, insere-se em uma área voltada para questões sociais, apontando, inclusive, para transformações na sociedade, nesse sentido, merece uma atenção especial em relação a sua execução. Nesse contexto, apresentam-se tópicos, como o padrão de beleza, mostrando a influência da mídia e abordando a indústria da beleza; o empoderamento feminino, salientando a construção da identidade da mulher negra e detalhando o racismo; e o cabelo, evidenciando-o como símbolo do empoderamento, resistência e identidade. Para a elaboração do trabalho, é levada em consideração uma imagem de uma propaganda da marca de shampoo Tresemmé, campanha realizada no ano de 2015, da Unilever, empresa criada em 1947, que desenvolve produtos de beleza há mais de 60 anos. Esse trabalho tem como base a pesquisa bibliográfica, por meio da consulta de fontes teóricas, autores renomados dentro desta área de estudo, como Alves (2017), Azevedo (2019), Balhego (2016), Batista (2019), Bohm (2018), Bakhtin( 2012), Cury (2015), Freitas et al (2018), Giddens (2016), Gomes (2002), King (2015), Matos (2015), Melo (2017), Munanga (2012), Nardin e Guterres (2013), Nunes (2018), Pinto (2016), Ribeiro e Ildebrando (2019), Rocha et al (2016), Sampaio e Rivitti (2017), Santos (2019), Silva (2014), Varela (2017) e Vieira (2015). Além disso, consultam-se outras fontes, como o site do IBGE, a Lei nº 7.716, o site Lifestyle e a ONU Mulher. Dessa forma, foi possível verificar que os padrões de beleza referem se a imposições realizadas pelos brancos. Assim, qualquer característica que fuja disso já se torna um ponto que deve ser melhorado ou corrigido. A indústria da beleza, nesse contexto, auxilia na reprodução desse pensamento, oferecendo e disponibilizando, de forma massiva, produtos para as mais diversas finalidades, com a promessa de se ter mais valorização, aceitação e autoestima como resultado.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jane Lecardelli (jane.lecardelli@uffs.edu.br) on 2021-07-26T19:03:55Z No. of bitstreams: 1 MENDES.pdf: 628657 bytes, checksum: 8e3bab4073bd40a3db7e99bdcee486fb (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-07-26T19:29:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MENDES.pdf: 628657 bytes, checksum: 8e3bab4073bd40a3db7e99bdcee486fb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-26T19:29:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MENDES.pdf: 628657 bytes, checksum: 8e3bab4073bd40a3db7e99bdcee486fb (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEmpoderamentopt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectCabelopt_BR
dc.titleMeu cabelo é resistente e resistência: empoderamento e identidade da mulher negrapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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