Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4373
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Gonçalves, Ana Cecilia Teixeira | - |
dc.contributor.referee1 | Paz, Demétrio Alves | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Adriana Aires da | - |
dc.creator | Mendes, Valdelândia Silva | - |
dc.date | 2021-05-17 | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-26T19:29:25Z | - |
dc.date.available | 2021 | - |
dc.date.available | 2021-07-26T19:29:25Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4373 | - |
dc.description.abstract | El presente trabajo sobre empoderamiento femenino: identidad de las mujeres negras a través del cabello, que por ser un área enfocada en temas sociales y transformaciones sociales merece especial atención en relación a su ejecución. Y para eso, presentamos temas como el estándar de belleza, mostrando la influencia de los medios y dirigiéndose a la industria de la belleza; empoderamiento femenino: construir la identidad de las mujeres negras, detallando el racismo; y el cabello como símbolo de empoderamiento, resistencia e identidad. Y para la elaboración, el trabajo, se tendrá en cuenta una imagen de un anuncio marca de champús Tresemmé, campaña realizada en 2015, de Unilever, una empresa creada en 1947 que ha estado desarrollando productos de belleza durante más de 60 años. Este trabajo se basó en la investigación bibliográfica, consultando fuentes primarias, donde seleccionamos algunos autores de renombre dentro del campo, tales como: Alves (2017), Azevedo (2019), Balhego (2016), Batista (2019), Bohm (2018), Bakhtin ( 2012) Cury (2015), Freitas et al (2018), Giddens (2016), Gomes (2002), King (2015), Matos (2015), Melo (2017), Munanga (2012), Nardin e Guterres (2013), Nunes (2018), Pinto (2016), Ribeiro e Ildebrando (2019), Rocha et al (2016), Sampaio e Rivitti (2017), Santos (2019), Silva (2014), Varela (2017) e Vieira (2015). Además de consultar el sitio web del IBGE, la Ley N ° 7.716, el sitio web Estilo de vida y la ONU mujer. Así, se pudo constatar que los estándares de belleza se refieren a imposiciones hechas por blancos. Así, cualquier característica que se desvíe de esto ya se convierte en un punto que hay que mejorar o corregir. La industria de la belleza, en este contexto, asiste en la reproducción del pensamiento, ofreciendo y poniendo a disposición, de manera masiva, productos para los más diversos propósitos, con la promesa de tener como resultado mayor aprecio, aceptación y autoestima. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho sobre “Meu cabelo é resistente e resistência: empoderamento e identidade da mulher negra”, insere-se em uma área voltada para questões sociais, apontando, inclusive, para transformações na sociedade, nesse sentido, merece uma atenção especial em relação a sua execução. Nesse contexto, apresentam-se tópicos, como o padrão de beleza, mostrando a influência da mídia e abordando a indústria da beleza; o empoderamento feminino, salientando a construção da identidade da mulher negra e detalhando o racismo; e o cabelo, evidenciando-o como símbolo do empoderamento, resistência e identidade. Para a elaboração do trabalho, é levada em consideração uma imagem de uma propaganda da marca de shampoo Tresemmé, campanha realizada no ano de 2015, da Unilever, empresa criada em 1947, que desenvolve produtos de beleza há mais de 60 anos. Esse trabalho tem como base a pesquisa bibliográfica, por meio da consulta de fontes teóricas, autores renomados dentro desta área de estudo, como Alves (2017), Azevedo (2019), Balhego (2016), Batista (2019), Bohm (2018), Bakhtin( 2012), Cury (2015), Freitas et al (2018), Giddens (2016), Gomes (2002), King (2015), Matos (2015), Melo (2017), Munanga (2012), Nardin e Guterres (2013), Nunes (2018), Pinto (2016), Ribeiro e Ildebrando (2019), Rocha et al (2016), Sampaio e Rivitti (2017), Santos (2019), Silva (2014), Varela (2017) e Vieira (2015). Além disso, consultam-se outras fontes, como o site do IBGE, a Lei nº 7.716, o site Lifestyle e a ONU Mulher. Dessa forma, foi possível verificar que os padrões de beleza referem se a imposições realizadas pelos brancos. Assim, qualquer característica que fuja disso já se torna um ponto que deve ser melhorado ou corrigido. A indústria da beleza, nesse contexto, auxilia na reprodução desse pensamento, oferecendo e disponibilizando, de forma massiva, produtos para as mais diversas finalidades, com a promessa de se ter mais valorização, aceitação e autoestima como resultado. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Jane Lecardelli (jane.lecardelli@uffs.edu.br) on 2021-07-26T19:03:55Z No. of bitstreams: 1 MENDES.pdf: 628657 bytes, checksum: 8e3bab4073bd40a3db7e99bdcee486fb (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-07-26T19:29:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MENDES.pdf: 628657 bytes, checksum: 8e3bab4073bd40a3db7e99bdcee486fb (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-07-26T19:29:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MENDES.pdf: 628657 bytes, checksum: 8e3bab4073bd40a3db7e99bdcee486fb (MD5) Previous issue date: 2021 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Cerro Largo | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Empoderamento | pt_BR |
dc.subject | Mulheres | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Cabelo | pt_BR |
dc.title | Meu cabelo é resistente e resistência: empoderamento e identidade da mulher negra | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MENDES.pdf | 613,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.