Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4387
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Souza, Reginaldo José de | - |
dc.contributor.referee1 | Lindo, Paula Vanessa de Faria | - |
dc.contributor.referee2 | Kozenieski, Éverton de Moraes | - |
dc.creator | Anghinoni, Luisa Renata Tacca | - |
dc.date | 2020-12-10 | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-30T18:33:30Z | - |
dc.date.available | 2021-01-26 | - |
dc.date.available | 2021-07-30T18:33:30Z | - |
dc.date.issued | 2020-12 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4387 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho está voltado ao estudo da paisagem visando apresentar uma reflexão teórica acerca deste conceito e suas relações com a prática do trabalho de campo. A partir deste, objetiva-se avaliar as contribuições desta ferramenta didática partindo de embasamentos bibliográficos de cunho teórico, tendo como foco o conceito paisagem. A paisagem, como a dimensão da vida, a composição visual formada por elementos físicos, naturais e artificiais, presentes em determinada porção do espaço, pode servir para estudar as suas transformações, por um viés geográfico. Para tanto, o entendimento da paisagem, concentra-se como uma unidade visível que, a partir dela, podem ser representados elementos do passado e presente. A paisagem deve ser estudada como categoria do conhecimento humano, tendo em vista que a Geografia estuda as relações entre os processos históricos que regulam a formação das sociedades humanas e o funcionamento da natureza por meio da leitura do espaço geográfico e da paisagem. No ensino de Geografia, apropriando-se do trabalho de campo, observando a paisagem atual, é possível desvendar inúmeras situações, tanto naturais como sociais, ocorridas em determinado lugar. A paisagem para a Geografia não é somente o que podemos perceber em um determinado lugar, em um determinado momento por meio dos nossos sentidos (visão, audição, tato, olfato, paladar). Portanto, estudar este conceito leva-nos a descobrir muitas coisas, como a história dos lugares, assim como, a compreensão de onde e como vivemos. A pesquisa justifica-se por esta temática ser extremamente importante na ciência geográfica na medida em que valoriza o estudo da paisagem entre a natureza e as dinâmicas da ocupação dos espaços e conectada ao trabalho de campo que sempre visa o além dos murros da escola contribuindo para que o professor (re) signifique as metodologias de ensino, para que os alunos construam os significados uma vez que respondem às expectativas. A metodologia deste trabalho constituiu-se de levantamentos bibliográficos das referidas temáticas. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2021-07-30T17:20:01Z No. of bitstreams: 1 ANGHINONI.pdf: 1292733 bytes, checksum: a7ac3e463609c79c129a584d53750bb9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-07-30T18:33:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ANGHINONI.pdf: 1292733 bytes, checksum: a7ac3e463609c79c129a584d53750bb9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-07-30T18:33:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANGHINONI.pdf: 1292733 bytes, checksum: a7ac3e463609c79c129a584d53750bb9 (MD5) Previous issue date: 2020-12 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Geográfica | pt_BR |
dc.subject | Trabalho de campo | pt_BR |
dc.subject | Recurso Didático | pt_BR |
dc.title | A paisagem e a geografia: um estudo sobre a inserção do trabalho de campo como recurso didático | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Geografia - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ANGHINONI.pdf | 1.26 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.