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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Souza, Reginaldo José de-
dc.contributor.referee1Lindo, Paula Vanessa de Faria-
dc.contributor.referee2Kozenieski, Éverton de Moraes-
dc.creatorAnghinoni, Luisa Renata Tacca-
dc.date2020-12-10-
dc.date.accessioned2021-07-30T18:33:30Z-
dc.date.available2021-01-26-
dc.date.available2021-07-30T18:33:30Z-
dc.date.issued2020-12-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4387-
dc.description.resumoO presente trabalho está voltado ao estudo da paisagem visando apresentar uma reflexão teórica acerca deste conceito e suas relações com a prática do trabalho de campo. A partir deste, objetiva-se avaliar as contribuições desta ferramenta didática partindo de embasamentos bibliográficos de cunho teórico, tendo como foco o conceito paisagem. A paisagem, como a dimensão da vida, a composição visual formada por elementos físicos, naturais e artificiais, presentes em determinada porção do espaço, pode servir para estudar as suas transformações, por um viés geográfico. Para tanto, o entendimento da paisagem, concentra-se como uma unidade visível que, a partir dela, podem ser representados elementos do passado e presente. A paisagem deve ser estudada como categoria do conhecimento humano, tendo em vista que a Geografia estuda as relações entre os processos históricos que regulam a formação das sociedades humanas e o funcionamento da natureza por meio da leitura do espaço geográfico e da paisagem. No ensino de Geografia, apropriando-se do trabalho de campo, observando a paisagem atual, é possível desvendar inúmeras situações, tanto naturais como sociais, ocorridas em determinado lugar. A paisagem para a Geografia não é somente o que podemos perceber em um determinado lugar, em um determinado momento por meio dos nossos sentidos (visão, audição, tato, olfato, paladar). Portanto, estudar este conceito leva-nos a descobrir muitas coisas, como a história dos lugares, assim como, a compreensão de onde e como vivemos. A pesquisa justifica-se por esta temática ser extremamente importante na ciência geográfica na medida em que valoriza o estudo da paisagem entre a natureza e as dinâmicas da ocupação dos espaços e conectada ao trabalho de campo que sempre visa o além dos murros da escola contribuindo para que o professor (re) signifique as metodologias de ensino, para que os alunos construam os significados uma vez que respondem às expectativas. A metodologia deste trabalho constituiu-se de levantamentos bibliográficos das referidas temáticas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2021-07-30T17:20:01Z No. of bitstreams: 1 ANGHINONI.pdf: 1292733 bytes, checksum: a7ac3e463609c79c129a584d53750bb9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-07-30T18:33:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ANGHINONI.pdf: 1292733 bytes, checksum: a7ac3e463609c79c129a584d53750bb9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-30T18:33:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANGHINONI.pdf: 1292733 bytes, checksum: a7ac3e463609c79c129a584d53750bb9 (MD5) Previous issue date: 2020-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Geográficapt_BR
dc.subjectTrabalho de campopt_BR
dc.subjectRecurso Didáticopt_BR
dc.titleA paisagem e a geografia: um estudo sobre a inserção do trabalho de campo como recurso didáticopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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