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Type: Monografia
Título : A paisagem e a geografia: um estudo sobre a inserção do trabalho de campo como recurso didático
Author: Anghinoni, Luisa Renata Tacca
First advisor: Souza, Reginaldo José de
metadata.dc.contributor.referee1: Lindo, Paula Vanessa de Faria
metadata.dc.contributor.referee2: Kozenieski, Éverton de Moraes
Resume: O presente trabalho está voltado ao estudo da paisagem visando apresentar uma reflexão teórica acerca deste conceito e suas relações com a prática do trabalho de campo. A partir deste, objetiva-se avaliar as contribuições desta ferramenta didática partindo de embasamentos bibliográficos de cunho teórico, tendo como foco o conceito paisagem. A paisagem, como a dimensão da vida, a composição visual formada por elementos físicos, naturais e artificiais, presentes em determinada porção do espaço, pode servir para estudar as suas transformações, por um viés geográfico. Para tanto, o entendimento da paisagem, concentra-se como uma unidade visível que, a partir dela, podem ser representados elementos do passado e presente. A paisagem deve ser estudada como categoria do conhecimento humano, tendo em vista que a Geografia estuda as relações entre os processos históricos que regulam a formação das sociedades humanas e o funcionamento da natureza por meio da leitura do espaço geográfico e da paisagem. No ensino de Geografia, apropriando-se do trabalho de campo, observando a paisagem atual, é possível desvendar inúmeras situações, tanto naturais como sociais, ocorridas em determinado lugar. A paisagem para a Geografia não é somente o que podemos perceber em um determinado lugar, em um determinado momento por meio dos nossos sentidos (visão, audição, tato, olfato, paladar). Portanto, estudar este conceito leva-nos a descobrir muitas coisas, como a história dos lugares, assim como, a compreensão de onde e como vivemos. A pesquisa justifica-se por esta temática ser extremamente importante na ciência geográfica na medida em que valoriza o estudo da paisagem entre a natureza e as dinâmicas da ocupação dos espaços e conectada ao trabalho de campo que sempre visa o além dos murros da escola contribuindo para que o professor (re) signifique as metodologias de ensino, para que os alunos construam os significados uma vez que respondem às expectativas. A metodologia deste trabalho constituiu-se de levantamentos bibliográficos das referidas temáticas.
Palabras clave : Educação Geográfica
Trabalho de campo
Recurso Didático
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4387
Fecha de publicación : dic-2020
Aparece en las colecciones: Geografia - Licenciatura

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