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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4387
Tipo: | Monografia |
Título: | A paisagem e a geografia: um estudo sobre a inserção do trabalho de campo como recurso didático |
Autor(es): | Anghinoni, Luisa Renata Tacca |
Primeiro Orientador: | Souza, Reginaldo José de |
Primeiro membro da banca: | Lindo, Paula Vanessa de Faria |
Segundo membro da banca: | Kozenieski, Éverton de Moraes |
Resumo: | O presente trabalho está voltado ao estudo da paisagem visando apresentar uma reflexão teórica acerca deste conceito e suas relações com a prática do trabalho de campo. A partir deste, objetiva-se avaliar as contribuições desta ferramenta didática partindo de embasamentos bibliográficos de cunho teórico, tendo como foco o conceito paisagem. A paisagem, como a dimensão da vida, a composição visual formada por elementos físicos, naturais e artificiais, presentes em determinada porção do espaço, pode servir para estudar as suas transformações, por um viés geográfico. Para tanto, o entendimento da paisagem, concentra-se como uma unidade visível que, a partir dela, podem ser representados elementos do passado e presente. A paisagem deve ser estudada como categoria do conhecimento humano, tendo em vista que a Geografia estuda as relações entre os processos históricos que regulam a formação das sociedades humanas e o funcionamento da natureza por meio da leitura do espaço geográfico e da paisagem. No ensino de Geografia, apropriando-se do trabalho de campo, observando a paisagem atual, é possível desvendar inúmeras situações, tanto naturais como sociais, ocorridas em determinado lugar. A paisagem para a Geografia não é somente o que podemos perceber em um determinado lugar, em um determinado momento por meio dos nossos sentidos (visão, audição, tato, olfato, paladar). Portanto, estudar este conceito leva-nos a descobrir muitas coisas, como a história dos lugares, assim como, a compreensão de onde e como vivemos. A pesquisa justifica-se por esta temática ser extremamente importante na ciência geográfica na medida em que valoriza o estudo da paisagem entre a natureza e as dinâmicas da ocupação dos espaços e conectada ao trabalho de campo que sempre visa o além dos murros da escola contribuindo para que o professor (re) signifique as metodologias de ensino, para que os alunos construam os significados uma vez que respondem às expectativas. A metodologia deste trabalho constituiu-se de levantamentos bibliográficos das referidas temáticas. |
Palavras-chave: | Educação Geográfica Trabalho de campo Recurso Didático |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4387 |
Data do documento: | Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | Geografia - Licenciatura |
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