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Tipo: Dissertação
Título: Autoavaliação: o que dizem os egressos da pós-graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul?
Autor(es): Balsanello, Geomara
Primeiro Orientador: Trevisol, Joviles Vitório
Primeiro membro da banca: Barth, Enise
Segundo membro da banca: Slongo, Ione Inês Pinsson
Resumo: Nos últimos anos, a autoavaliação ganhou centralidade nas políticas de avaliação da pósgraduação no Brasil. Ela tem sido recomendada como uma dimensão central do processo de qualificação dos programas de pós-graduação (PPG), tanto nos seus aspectos formativos quanto nas suas dimensões científicas, de inovação e de impactos na sociedade. Por meio da autoavaliação os PPG podem identificar e compreender melhor os seus aspectos positivos e as fragilidades, assim como (re) elaborar o planejamento estratégico. No bojo dessas políticas, os egressos devem ser considerados e envolvidos. Eles devem fazer parte dos processos de autoavaliação. Tendo isso presente, o estudo ora apresentado teve como objetivo analisar a percepção dos egressos dos programas de pós-graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com a utilização de métodos e procedimentos qualitativos e quantitativos. A pesquisa qualitativa (análise documental) foi desenvolvida por meio da organização e análise dos principais marcos regulatórios e das políticas de avaliação da pós-graduação brasileira desde 1961. A pesquisa quantitativa foi desenvolvida por meio de um questionário aplicado de forma online aos egressos dos PPG da UFFS que concluíram seus cursos entre 2014 e 2019 (564 egressos). A sistematização e a análise dos dados quantitativos foram realizadas com o auxílio do programa Statistical Package for Social Sciences-SPSS. Entre os tantos resultados cabe destacar, em primeiro lugar, os relativos ao perfil. De acordo com o estudo, os egressos dos PPG da UFFS são majoritariamente mulheres (72,1%); brancos (82,4%); com idade de até 35 anos (66,9%); residentes nos estados do Sul do Brasil (98,8%); formados em instituições públicas de ensino médio (86,5%) e graduados em instituições privadas de educação superior (55,2%). A maior parte (74,8%) afirma ter trabalhado durante a realização do curso. Os egressos destacam que a gratuidade foi a principal motivação para a escolha dos PPG da UFFS. O tempo médio de titulação é de 24,6 meses. A maioria (71,6%) dos egressos afirma não ter recebido bolsa de estudos durante o curso. A maior parte dos egressos considerou boa e ótima a qualidade dos PPG. As dimensões mais bem avaliadas foram a “qualidade do corpo docente”, a “qualidade dos PPG” e a “qualidade dos conteúdos dos componentes curriculares e das referências bibliográficas”. Os menos bem avaliados foram a “inserção” na sociedade, a “internacionalização” e a “inovação” dos PPG. Os dados e as análises sobre as percepções dos egressos poderão ser de grande valia para os PPG estudados e para a UFFS, especialmente para a elaboração das políticas de autoavaliação e de planejamento institucional da pós-graduação
Abstract/Resumen: In recent years, self-assessment has gained centrality in postgraduate assessment policies in Brazil. It has been recommended as a central dimension of the qualification process of postgraduate programs (PPG), both in its formative aspects and in its scientific, innovation and impact on society dimensions. Through self-assessment, PPGs can identify and better understand their positive aspects and weaknesses, as well as (re)developing the strategic planning. Within these policies, graduates must be considered and involved. They should be part of the self-assessment processes. Bearing this in mind, the present study aimed to analyze the perception of graduates from postgraduate programs at Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). This is a descriptive research, using qualitative and quantitative methods and procedures. Qualitative research (document analysis) was developed through the organization and analysis of the main regulatory frameworks and evaluation policies of Brazilian postgraduate studies since 1961. Quantitative research was developed through a questionnaire applied online to PPG graduates from UFFS who completed their courses between 2014 and 2019 (564 graduates). Systematization and analysis of quantitative data were performed using the Statistical Package for Social Sciences-SPSS program. Among the many results, it is worth highlighting, first, those related to the profile. According to the study, the UFFS PPG graduates are mostly women (72.1%); whites (82.4%); aged up to 35 years (66.9%); residents in the southern states of Brazil (98.8%); graduated from public secondary education institutions (86.5%) and graduated from private higher education institutions (55.2%). Most (74.8%) claimed to have worked during the course. The graduates emphasize that gratuity was the main motivation for choosing the UFFS PPG. The average time for degree is 24.5 months. The majority (71.6%) of the graduates said they had not received a scholarship during the course. Most of the graduates considered the quality of the PPG as good and excellent. The dimensions that were best evaluated were the “quality of the teaching staff”, the “quality of the PPG” and the “quality of the contents of the curricular components and bibliographical references”. The least highly rated were the “insertion” in society, the “internationalization” and the “innovation” of the PPG. The data and analysis on the graduates’ perceptions can be of great value to the studied PPG and to UFFS, especially for the elaboration of postgraduate self-assessment and institutional planning policies.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem
Pós-graduação
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Educação
Avaliação da aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4395
Data do documento: 16-Jul-2021
Nível: Mestrado
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