Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4399
Tipo: Dissertação
Título: Organização do trabalho e as políticas de qualificação profissional: o caso da estruturação acadêmica e administrativa da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim
Autor(es): Schapla, Tania Marisa
Primeiro Orientador: Silva, Luis Fernando Santos Corrêa da
Primeiro membro da banca: Pereira, Thiago Ingrassia
Segundo membro da banca: Silva, Ari Rocha da
Terceiro membro da banca: Fraga, Gerson Wasen
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo principal discutir a organização do trabalho e as políticas de qualificação profissional na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), bem como buscamos fazer um resgate histórico do processo de criação e implantação dessa mesma instituição, em termos da estruturação dos setores administrativos que dão sustentação às atividades fim e meio ao seu funcionamento. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa com dados primários em que a coleta de dados foi operacionalizada por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado aplicado aos primeiros gestores da UFFS e do Campus Erechim e aos primeiros Assistentes em Administração da UFFS - Campus Erechim. Para a análise dos dados, foi realizada a análise de conteúdo, com base na literatura especializada, abordada no referencial teórico, amparada no campo interdisciplinar em ciências humanas. A pesquisa bibliográfica foi utilizada para aprofundar conceitos e teorias estudados. Ao analisarmos a estruturação dos setores acadêmicos e administrativos da UFFS - Campus Erechim, percebemos que o estabelecimento de fluxos foi realizado conforme as novas demandas relacionadas às atividades meio e fim da universidade surgiram. Quanto à organização do processo de trabalho na UFFS – Campus Erechim, as falas dos entrevistados remetem a um modelo de organização do trabalho híbrido. Parte do trabalho e das atividades são burocráticas, repetitivas e rotineiras, enquanto outra parte do trabalho permite uma margem de autonomia para desenvolvimento das atividades. Em relação à efetividade dessas políticas de capacitação institucional, observamos diferentes posicionamentos. Enquanto os gestores consideram os conhecimentos tácitos e a capacitação em serviço como algo mais efetivo, os Assistentes em Administração entrevistados vêem na qualificação formal a possibilidade de atuar de modo mais qualificado nos seus postos e rotinas de trabalho.
Abstract/Resumen: El presente trabajo tuvo como objetivo principal discutir la organización del trabajo y las políticas de calificación profesional en la Universidad Federal de la Frontera Sur (UFFS), así como buscar hacer una recuperación histórica del proceso de creación e implantación de esta misma institución, en términos de la estructuración de los sectores administrativos que dan apoyo a las actividades finales y medias para su funcionamiento. Se trata de una investigación de enfoque cualitativa con datos primarios em que se operacionalizó la recolección de datos a través de entrevistas con guión semiestructurado aplicado a los primeros gerentes de UFFS y Campus Erechim y los primeros Auxiliares de Administración en UFFS - Campus Erechim. Para el análisis de los datos, se realizó un análisis de contenido, con base en la literatura especializada abordada en el marco teórico, sustentado en el campo interdisciplinario de las ciencias humanas. Se utilizó la investigación bibliográfica para profundizar conceptos y teorías estudiadas. Al analizar la estructuración de los sectores académicos y administrativos de la UFFS - Campus Erechim, nos damos cuenta de que el establecimiento de flujos se realizó a medida que surgieron nuevas demandas relacionadas con las actividades intermedias y finales de la universidad. Sobre la organización del proceso de trabajo en la UFFS - Campus Erechim, las declaraciones de los entrevistados se refieren a un modelo de organización del trabajo híbrido. Parte del trabajo y las actividades son burocráticas, repetitivas y rutinarias, mientras que otra parte del trabajo permite un margen de autonomía para desarrollar las actividades. En cuanto a la efectividad de estas políticas de fortalecimiento de capacidades institucionales, observamos posiciones diferentes. Mientras que los gerentes consideran el conocimiento tácito y la capacitación en servicio como algo más efectivo, los Auxiliares Administrativos entrevistados ven la calificación formal como la posibilidad de actuar de manera más calificada en sus puestos y rutinas laborales.
Palavras-chave: Organização do trabalho
Políticas de qualificação profissional
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4399
Data do documento: Jul-2021
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SCHAPLA.pdf4,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.