Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/440
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Qualificação e avaliação dos métodos de eliminação de resíduos da produção de frangos de corte em Ampére, PR
Título(s) alternativo(s): Measurement and evaluation of methods of disposal of waste of broiler production in Ampére, PR
Autor(es): Massotti, Douglas Saggiorato
Primeiro Orientador: Pedroso, Antonio Carlos
Resumo: A avicultura de corte é o setor da agropecuária que mais tem crescido nos últimos anos, sendo responsável por grande parte da economia rural do município de Ampére - PR, servindo como fonte de renda e empregos para muitas pessoas. Os resíduos produzidos por aviários, além de terem potencial de contaminar o meio ambiente também podem transmitir micro-organismos patogênicos para animais e seres humanos, podendo levar ao aparecimento de diversas enfermidades. As boas práticas de manejo dos resíduos devem ser feita de forma sustentável e economicamente viável, para o essencial desenvolvimento da avicultura industrial. O objetivo deste trabalho foi de qualificar, avaliar o destino e o tratamento dos principais resíduos gerados na produção de frangos de corte criados de 1 a 30 dias de idade. A pesquisa foi realizada em oito aviários dark house com três tamanhos diferentes, sendo dois de 1200 m², dois de 1200 m², e quatro de 2400 m², o período de avaliação foi entre os meses de junho e julho de 2015. A coleta de dados ocorreu através da aplicação de um questionário aos avicultores, com intuito de evidenciar a quantidade e o destino dado aos resíduos gerados, comparando resultados obtidos em diferentes instalações. Os resultados destas coletas mostraram que os aviários de maior dimensão produziram quantidades inferiores de resíduos por ave quando comparado com os aviários de menor tamanho. Alguns resíduos são destinados ao meio ambiente sem o devido tratamento.
Palavras-chave: Avicultura
Meio ambiente
Resíduos
Sustentabilidade
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/440
Data do documento: 20-Nov-2015
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MASSOTTI.pdf575,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.