Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4414
Tipo: Dissertação
Título: O embrulho como metáfora em Quase memória, de Carlos Heitor Cony
Autor(es): Silva, Camile Antunes da
Primeiro Orientador: Prigol, Valdir
Primeiro membro da banca: Oliveira, Silvana
Segundo membro da banca: Thimóteo, Saulo Gomes
Resumo: Na presente dissertação, abordo a leitura como uma relação entre o leitor e o texto e trabalho este conceito a partir de minha própria relação com a obra Quase memória (1995), do escritor brasileiro Carlos Heitor Cony. Em um primeiro momento conto como a leitura da narrativa me fez perceber o embrulho que Cony (personagem central e narrador) recebe na história, não apenas como um objeto que o faz lembrar de uma série de memórias com o pai, mas principalmente como um item rico em sentidos. Em seguida, relato as conexões que o embrulho estabeleceu com as leituras que já havia feito e diversas outras que surgiram ao longo do processo de pesquisa. Então, reflito sobre o que nasceu de minha leitura, ou seja, a percepção do embrulho como uma metáfora, como um modo de fazer experiência e como o próprio processo de leitura é uma experiência contínua.
Abstract/Resumen: In this study, I approach reading as a relationship between the reader and the text, working this concept based on my own relationship with the work Quase memória (1995) by the Brazilian writer Carlos Heitor Cony. At first, I tell how reading the narrative made me realize the package that Cony (main character and narrator) receives in the story, not just as an object that reminds him of a series of memories with his father, but mainly as an item full of meanings. Next, I report the connections that the package established with my readings and several other readings that emerged throughout the research process. So, I reflect on what was born from my reading process, it means, the perception of the package as a metaphor, as a way of creating experience and how the reading process itself is a continuous experience.
Palavras-chave: Leitura
Quase memória
Formação de leitores
Literatura
Metáfora
Carlos Heitor Cony
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4414
Data do documento: 1-Set-2021
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.