Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4414
Type: Dissertação
Title: O embrulho como metáfora em Quase memória, de Carlos Heitor Cony
Author: Silva, Camile Antunes da
First advisor: Prigol, Valdir
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Silvana
metadata.dc.contributor.referee2: Thimóteo, Saulo Gomes
Resume: Na presente dissertação, abordo a leitura como uma relação entre o leitor e o texto e trabalho este conceito a partir de minha própria relação com a obra Quase memória (1995), do escritor brasileiro Carlos Heitor Cony. Em um primeiro momento conto como a leitura da narrativa me fez perceber o embrulho que Cony (personagem central e narrador) recebe na história, não apenas como um objeto que o faz lembrar de uma série de memórias com o pai, mas principalmente como um item rico em sentidos. Em seguida, relato as conexões que o embrulho estabeleceu com as leituras que já havia feito e diversas outras que surgiram ao longo do processo de pesquisa. Então, reflito sobre o que nasceu de minha leitura, ou seja, a percepção do embrulho como uma metáfora, como um modo de fazer experiência e como o próprio processo de leitura é uma experiência contínua.
Abstract: In this study, I approach reading as a relationship between the reader and the text, working this concept based on my own relationship with the work Quase memória (1995) by the Brazilian writer Carlos Heitor Cony. At first, I tell how reading the narrative made me realize the package that Cony (main character and narrator) receives in the story, not just as an object that reminds him of a series of memories with his father, but mainly as an item full of meanings. Next, I report the connections that the package established with my readings and several other readings that emerged throughout the research process. So, I reflect on what was born from my reading process, it means, the perception of the package as a metaphor, as a way of creating experience and how the reading process itself is a continuous experience.
Keywords: Leitura
Quase memória
Formação de leitores
Literatura
Metáfora
Carlos Heitor Cony
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4414
Issue Date: 1-Sep-2021
metadata.dc.level: Mestrado
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVA.pdf1.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.