Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4414
Tipo: | Dissertação |
Título: | O embrulho como metáfora em Quase memória, de Carlos Heitor Cony |
Autor(es): | Silva, Camile Antunes da |
Primeiro Orientador: | Prigol, Valdir |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Silvana |
Segundo membro da banca: | Thimóteo, Saulo Gomes |
Resumo: | Na presente dissertação, abordo a leitura como uma relação entre o leitor e o texto e trabalho este conceito a partir de minha própria relação com a obra Quase memória (1995), do escritor brasileiro Carlos Heitor Cony. Em um primeiro momento conto como a leitura da narrativa me fez perceber o embrulho que Cony (personagem central e narrador) recebe na história, não apenas como um objeto que o faz lembrar de uma série de memórias com o pai, mas principalmente como um item rico em sentidos. Em seguida, relato as conexões que o embrulho estabeleceu com as leituras que já havia feito e diversas outras que surgiram ao longo do processo de pesquisa. Então, reflito sobre o que nasceu de minha leitura, ou seja, a percepção do embrulho como uma metáfora, como um modo de fazer experiência e como o próprio processo de leitura é uma experiência contínua. |
Abstract/Resumen: | In this study, I approach reading as a relationship between the reader and the text, working this concept based on my own relationship with the work Quase memória (1995) by the Brazilian writer Carlos Heitor Cony. At first, I tell how reading the narrative made me realize the package that Cony (main character and narrator) receives in the story, not just as an object that reminds him of a series of memories with his father, but mainly as an item full of meanings. Next, I report the connections that the package established with my readings and several other readings that emerged throughout the research process. So, I reflect on what was born from my reading process, it means, the perception of the package as a metaphor, as a way of creating experience and how the reading process itself is a continuous experience. |
Palavras-chave: | Leitura Quase memória Formação de leitores Literatura Metáfora Carlos Heitor Cony |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Nome do Programa de Pós Graduação : | Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4414 |
Data do documento: | 1-Set-2021 |
Nível: | Mestrado |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.