Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4414| Type: | Dissertação |
| Título : | O embrulho como metáfora em Quase memória, de Carlos Heitor Cony |
| Author: | Silva, Camile Antunes da |
| First advisor: | Prigol, Valdir |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Oliveira, Silvana |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Thimóteo, Saulo Gomes |
| Resume: | Na presente dissertação, abordo a leitura como uma relação entre o leitor e o texto e trabalho este conceito a partir de minha própria relação com a obra Quase memória (1995), do escritor brasileiro Carlos Heitor Cony. Em um primeiro momento conto como a leitura da narrativa me fez perceber o embrulho que Cony (personagem central e narrador) recebe na história, não apenas como um objeto que o faz lembrar de uma série de memórias com o pai, mas principalmente como um item rico em sentidos. Em seguida, relato as conexões que o embrulho estabeleceu com as leituras que já havia feito e diversas outras que surgiram ao longo do processo de pesquisa. Então, reflito sobre o que nasceu de minha leitura, ou seja, a percepção do embrulho como uma metáfora, como um modo de fazer experiência e como o próprio processo de leitura é uma experiência contínua. |
| Resumen : | In this study, I approach reading as a relationship between the reader and the text, working this concept based on my own relationship with the work Quase memória (1995) by the Brazilian writer Carlos Heitor Cony. At first, I tell how reading the narrative made me realize the package that Cony (main character and narrator) receives in the story, not just as an object that reminds him of a series of memories with his father, but mainly as an item full of meanings. Next, I report the connections that the package established with my readings and several other readings that emerged throughout the research process. So, I reflect on what was born from my reading process, it means, the perception of the package as a metaphor, as a way of creating experience and how the reading process itself is a continuous experience. |
| Palabras clave : | Leitura Quase memória Formação de leitores Literatura Metáfora Carlos Heitor Cony |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
| Acronym of the institution: | UFFS |
| College, Institute or Department: | Campus Chapecó |
| Name of Program of Postgraduate studies: | Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos |
| Type of Access: | Acesso Aberto |
| URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4414 |
| Fecha de publicación : | 1-sep-2021 |
| metadata.dc.level: | Mestrado |
| Aparece en las colecciones: | Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| SILVA.pdf | 1.11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.