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Tipo: Monografia
Título: Gravidez na graduação: um estudo crítico e necessário com estudantes do curso de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim
Autor(es): Zago, Paula Salete Casado
Primeiro Orientador: Bittencourt, Zoraia Aguiar
Primeiro membro da banca: Silva, Juliana Márcia Santos
Segundo membro da banca: Irgang, Silvania Regina Pellenz
Resumo: O presente estudo tem como objetivo geral investigar os impactos e desafios vivenciados por estudantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Erechim frente às exigências impostas pelas demandas universitárias com as novas exigências ao se tornarem mães durante seu processo de formação acadêmica. O percurso metodológico constituiu-se de quatro etapas, sendo uma revisão bibliográfica amparada em autores como Badinter (1985, 2011), Urpia e Sampaio (2009, 2011), Araújo e Guedes (2010), Bitencourt (2017), entre outros; uma pesquisa de Estado do Conhecimento na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (BDTD/IBICT); uma pesquisa documental dos principais documentos nacionais oficiais, tais como o Decreto Nº 7.234, de 19 de julho de 2010, e a Lei Nº 6.202, de 17 de abril de 1975, e institucionais fornecidos pela Secretaria Acadêmica e pelo Setor de Assuntos Estudantis (SAE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); e, por fim, uma pesquisa de campo com estudantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Erechim, de modo a conhecer os significados atribuídos à experiência da maternidade durante a formação acadêmica. Tendo por base a pesquisa de Estado do Conhecimento, foi possível evidenciar a relevância e a pertinência do presente estudo, uma vez que, embora as publicações selecionadas e analisadas também discutam sobre questões relacionadas à maternidade e, ainda, apresentem elementos que se aproximam deste estudo, nenhuma delas discute especificamente a maternidade e suas repercussões no contexto universitário. Com base nos documentos analisados, verificou-se que o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), mais especificamente o auxílio-creche, se constitui como importante política pública, uma vez que contribui para a permanência das mães na Universidade. Já com relação à legislação que trata do Regime de Exercícios Domiciliares, defende-se que a mesma necessita de ajustes a fim de atender as necessidades e singularidades das estudantes mães da Educação Superior. Ainda com base na análise dos documentos, percebe-se que a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) está alinhada com os pressupostos estabelecidos por estes documentos (Decreto Nº 7.234, de 19 de julho de 2010 e Lei Nº 6. 202, de 17 de abril de 1975). Na pesquisa de campo, utilizamos a Análise de Conteúdo, de Bardin (2016). Desta maneira, verificou-se que as estudantes que se tornaram mães na graduação passam a vivenciar inúmeros desafios e dificuldades, e suas vivências no contexto universitário são atravessadas por momentos agradáveis e desagradáveis. Deste modo, como sugestões de ações para permanência no referido ambiente universitário (UFFS- Campus Erechim) à estudante mãe, na perspectiva das participantes da pesquisa, citam-se: creche universitária, espaço para amamentação, sala de acolhimento, assistência psicológica e financeira, fraldário, espaço recreativo, entre outras. Diante do exposto, com este estudo, destacam-se alguns aspectos importantes. O primeiro deles refere-se ao fato de que atualmente ainda se reafirma em nossa sociedade a autoperpetuação dos padrões tradicionais de gênero, ou seja, ao homem cabe a função de provedor e à mulher cuidadora. Ao mesmo tempo, conclui-se as estudantes mães necessitam ser compreendidas em suas especificidades e demandas, uma vez que tendem a vivenciar outros desafios e dificuldades, além daqueles já oriundos do contexto da Universidade. Em suma, ressalta-se que a Universidade precisa ser repensada e tornam-se capaz de acolher estas estudantes mães, de modo a evitar o fracasso e o abandono escolar.
Abstract/Resumen: The present study has as main objective investigate the impacts and challenges experienced by students of the Pedagogy Degree Course at the Federal University of the Fronteira Sul-Campus Erechim (UFFS) in response of the demands imposed by the university with the students who became mothers during their academic education. The methodological path consisted of four stages, with a bibliographic review supported by authors such as Badinter (1985, 2011), Urpia and Sampaio (2009, 2011), Araújo and Guedes (2010), Bitencourt (2017), and others; a State of Knowledge research at the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations of the Brazilian Institute of Information in Science and Technology (BDTD / IBICT); a documentary search of the main official national documents, such as Decree No. 7,234, of July 19, 2010, and Law No. 6,202, of April 17, 1975, and institutional documents provided by the Academic Secretariat and the Student Affairs Sector (SAE ) from the Federal University of Fronteira Sul (UFFS); and, finally, a field research with students from the Pedagogy Degree Course at the Federal University of Fronteira Sul - Campus Erechim, in order to know the meanings attributed to the experience of motherhood during academic training. Based on the State of Knowledge research, it was possible to highlight the relevance of the present study, since the selected and analyzed publications also discuss issues related to motherhood, and still present elements that are close to this study, none of them specifically discuss motherhood and its repercussions in the university context. Based on the analyzed documents, we found that the National Student Assistance Program (PNAES), more specifically daycare assistance, constitutes an important public policy, as it contributes to the permanence of mothers at the university. Regarding the legislation that deals with the Home Exercise Regime, we understand that it needs adjustments in order to meet the needs and singularities of student mothers of Higher Education. Still based on the analysis of the documents, it shows that the Federal University of Fronteira Sul (UFFS) is in line with the assumptions established by these documents (Decree No. 7,234, of July 19, 2010 and Law No. 6,202, of April, 17 1975). In the field research, we used Bardin's Content Analysis (2016). Thus, it was found that students who became mothers during graduation start to experience numerous challenges and difficulties, which refer, in the perspective of the study participants, to the mother and child separation, difficulty in understanding certain contents and readings during the “maternity leave” period, taking the child to UFFS for not having anyone to leave him with, feeling of insecurity, fear of failure in the course subjects, lack of time for reading the course, and more. Thus, as suggestions for actions to stay in the said university environment (UFFS - Campus Erechim), from the perspective of the research participants, the following are mentioned: university daycare, breastfeeding space, reception room, psychological and financial assistance, baby changing facilities, recreational space, and others. With this study, some important aspects stand out. The first of them refers to the fact that the perpetuation of traditional gender patterns is still reaffirmed in our society, that is, the man is the provider and the woman caregiver. At the same time, it is evident that student mothers need to be understood in their specificities and demands, since they tend to experience other challenges and difficulties, in addition to those already coming from the university context. In short, it is understood that the university needs to be rethought in the direction of to welcome these student mothers, in order to avoid failure and school dropout.
Palavras-chave: Gravidez
Graduação
Pedagogia
Gênero
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4419
Data do documento: Mai-2021
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