Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/445
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Pereira, Thiago Ingrassia-
dc.contributor.referee1Paim, Marilane Maria Wolff-
dc.contributor.referee2Imlau, Rute-
dc.creatorIager, Francieli-
dc.date2015-12-09-
dc.date.accessioned2017-06-22T14:32:25Z-
dc.date.available2016-01-04-
dc.date.available2017-06-22T14:32:25Z-
dc.date.issued2017-06-22-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/445-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar a influência teórica de Paulo Freire em relação ao Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), da cidade de Erechim/ RS, no que se refere à perspectiva metodológica desenvolvida na instituição. Verificar em que medida seu pensamento está influenciando e sendo reinventado no Centro e conhecer os critérios utilizados na concessão da Medalha Paulo Freire, recebida pela instituição no ano de 2010. Para isso, realiza-se uma análise documental qualitativa do regimento escolar, do Projeto Político Pedagógico e dos Decretos e Leis que instituíram o Centro comparando-se as ideias de Paulo Freire e a metodologia utilizada na instituição. A fim de alcançar esses objetivos utiliza-se de algumas bibliografias de Paulo Freire e outros estudiosos do campo da educação popular. A partir do estudo realizado percebe-se que é necessário trabalhar com os estudantes a partir da realidade em que estão inseridos, bem como a faixa etária. Entretanto, é importante reinventar a metodologia utilizada, permitindo que os mesmos desenvolvam a autonomia e criticidade. Também é possível afirmar que está previsto no CEJA Erechim o trabalho a partir da mesma linha teórica que Freire, pois em várias passagens do Regimento e do PPP há indícios e referências às suas ideias.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Daniele Rosa Monteiro (daniele.monteiro@uffs.edu.br) on 2017-06-22T12:29:24Z No. of bitstreams: 1 IAGER.PDF: 767614 bytes, checksum: c91f3dc5cf1e593d76ab270f22bb2cc5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-22T14:32:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 IAGER.PDF: 767614 bytes, checksum: c91f3dc5cf1e593d76ab270f22bb2cc5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-22T14:32:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 IAGER.PDF: 767614 bytes, checksum: c91f3dc5cf1e593d76ab270f22bb2cc5 (MD5) Previous issue date: 2017-06-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SULpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectAlfabetização para adultospt_BR
dc.subjectMetodologia para alfabetizaçãopt_BR
dc.subjectTeoria de Paulo Freirept_BR
dc.subjectPolíticas pedagógicaspt_BR
dc.titleA pedagogia de Paulo Freire no Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos - CEJA Erechimpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:TCC Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IAGER.PDF749,62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.