Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/445
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Thiago Ingrassia | - |
dc.contributor.referee1 | Paim, Marilane Maria Wolff | - |
dc.contributor.referee2 | Imlau, Rute | - |
dc.creator | Iager, Francieli | - |
dc.date | 2015-12-09 | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-22T14:32:25Z | - |
dc.date.available | 2016-01-04 | - |
dc.date.available | 2017-06-22T14:32:25Z | - |
dc.date.issued | 2017-06-22 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/445 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo analisar a influência teórica de Paulo Freire em relação ao Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), da cidade de Erechim/ RS, no que se refere à perspectiva metodológica desenvolvida na instituição. Verificar em que medida seu pensamento está influenciando e sendo reinventado no Centro e conhecer os critérios utilizados na concessão da Medalha Paulo Freire, recebida pela instituição no ano de 2010. Para isso, realiza-se uma análise documental qualitativa do regimento escolar, do Projeto Político Pedagógico e dos Decretos e Leis que instituíram o Centro comparando-se as ideias de Paulo Freire e a metodologia utilizada na instituição. A fim de alcançar esses objetivos utiliza-se de algumas bibliografias de Paulo Freire e outros estudiosos do campo da educação popular. A partir do estudo realizado percebe-se que é necessário trabalhar com os estudantes a partir da realidade em que estão inseridos, bem como a faixa etária. Entretanto, é importante reinventar a metodologia utilizada, permitindo que os mesmos desenvolvam a autonomia e criticidade. Também é possível afirmar que está previsto no CEJA Erechim o trabalho a partir da mesma linha teórica que Freire, pois em várias passagens do Regimento e do PPP há indícios e referências às suas ideias. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Daniele Rosa Monteiro (daniele.monteiro@uffs.edu.br) on 2017-06-22T12:29:24Z No. of bitstreams: 1 IAGER.PDF: 767614 bytes, checksum: c91f3dc5cf1e593d76ab270f22bb2cc5 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-22T14:32:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 IAGER.PDF: 767614 bytes, checksum: c91f3dc5cf1e593d76ab270f22bb2cc5 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-06-22T14:32:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 IAGER.PDF: 767614 bytes, checksum: c91f3dc5cf1e593d76ab270f22bb2cc5 (MD5) Previous issue date: 2017-06-22 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização para adultos | pt_BR |
dc.subject | Metodologia para alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Teoria de Paulo Freire | pt_BR |
dc.subject | Políticas pedagógicas | pt_BR |
dc.title | A pedagogia de Paulo Freire no Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos - CEJA Erechim | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
IAGER.PDF | 749,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.