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Tipo: Monografia
Título: Prevalência de sintomas oculares e insuficiência de convergência em estudantes universitários
Autor(es): Medeiros, Melissa Gregorio Clemente
Primeiro Orientador: Rabello, Renata dos Santos
Primeiro coorientador: Higuchi, Daniela de Linhares Garbin
Primeiro membro da banca: Rabello, Renata dos Santos
Segundo membro da banca: Higuchi, Alexandre
Terceiro membro da banca: Simonetti, Amauri Braga
Resumo: Objetivo: Investigar a prevalência de sintomas oculares e insuficiência de convergência (IC) em estudantes universitários e a associação com o uso da visão para perto. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, incluindo estudantes universitários de instituições de ensino superior brasileiras, de ambos os sexos, no qual foi utilizado o questionário autoaplicado Convergence Insufficiency Symptom Survey, validado para a língua portuguesa (CISS-vp). Os dados foram coletados através formulário eletrônico disponibilizado na plataforma Google Forms, e para a análise estatística foi utilizado o programa GNU PSPP® Versão 1.4.1. Resultados: Obteve-se frequência de 13,4% de insuficiência de convergência (IC) na amostra de 456 estudantes. Em relação aos sintomas oculares, os mais prevalentes foram: sentir a necessidade de reler a mesma linha de um texto, olhos cansados, dificuldade de lembrar-se do que leu, desconforto ocular e sonolência. Não houve associação entre o maior tempo de uso da visão para perto e a presença de IC, mas houve maior presença de cansaço visual em estudantes universitários que passam maior tempo em uso de dispositivos eletrônicos. Conclusão: Constatou-se que a maioria dos estudantes universitários apresentou intomas oculares relacionados ao uso da visão para perto e foi encontrada uma alta prevalência de IC na população estudada. Ainda, o aumento do tempo de uso de dispositivos eletrônicos relaciona-se à presença de cansaço ocular.
Abstract/Resumen: Objective: To investigate the prevalence of ocular symptoms and convergence insufficiency (CI) in university students and the association with the use of near vision. Methods: This is a cross-sectional study, including university students from brazilian institutions, of both sexes, in which the self-administered questionnaire Convergence Insufficiency Symptom Survey validated for the Portuguese language (CISS-vp) was used. The data were collected through an electronic form available on the Google Forms platform, and for the statistical analysis, the GNU PSPP® Version 1.4.1 program was used. Results: A frequency of 13.4% of convergence insufficiency (CI) was obtained in the sample of 456 students. Regarding ocular symptoms, the most prevalent were: feeling the need to reread the same line of a text, tired eyes, difficulty remembering what you read, eye discomfort and drowsiness. There was no association between longer use of near vision and the presence of CI, but there was a greater presence of eye strain in university students who spend more time using electronic devices. Conclusion: It was found that most university students had ocular symptoms related to the use of near vision and a high prevalence of CI was found in the studied population. Still, the increase in the time of use of electronic devices is related to the presence of eye strain.
Palavras-chave: Oftalmologia
Convergência
Fixação do olhar
Transtornos da visão
Medicina ocupacional
Saúde
Estudantes universitários
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Passo Fundo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4465
Data do documento: 2021
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