Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4465
Type: Monografia
Título : Prevalência de sintomas oculares e insuficiência de convergência em estudantes universitários
Author: Medeiros, Melissa Gregorio Clemente
First advisor: Rabello, Renata dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Higuchi, Daniela de Linhares Garbin
metadata.dc.contributor.referee1: Rabello, Renata dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Higuchi, Alexandre
metadata.dc.contributor.referee3: Simonetti, Amauri Braga
Resume: Objetivo: Investigar a prevalência de sintomas oculares e insuficiência de convergência (IC) em estudantes universitários e a associação com o uso da visão para perto. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, incluindo estudantes universitários de instituições de ensino superior brasileiras, de ambos os sexos, no qual foi utilizado o questionário autoaplicado Convergence Insufficiency Symptom Survey, validado para a língua portuguesa (CISS-vp). Os dados foram coletados através formulário eletrônico disponibilizado na plataforma Google Forms, e para a análise estatística foi utilizado o programa GNU PSPP® Versão 1.4.1. Resultados: Obteve-se frequência de 13,4% de insuficiência de convergência (IC) na amostra de 456 estudantes. Em relação aos sintomas oculares, os mais prevalentes foram: sentir a necessidade de reler a mesma linha de um texto, olhos cansados, dificuldade de lembrar-se do que leu, desconforto ocular e sonolência. Não houve associação entre o maior tempo de uso da visão para perto e a presença de IC, mas houve maior presença de cansaço visual em estudantes universitários que passam maior tempo em uso de dispositivos eletrônicos. Conclusão: Constatou-se que a maioria dos estudantes universitários apresentou intomas oculares relacionados ao uso da visão para perto e foi encontrada uma alta prevalência de IC na população estudada. Ainda, o aumento do tempo de uso de dispositivos eletrônicos relaciona-se à presença de cansaço ocular.
Resumen : Objective: To investigate the prevalence of ocular symptoms and convergence insufficiency (CI) in university students and the association with the use of near vision. Methods: This is a cross-sectional study, including university students from brazilian institutions, of both sexes, in which the self-administered questionnaire Convergence Insufficiency Symptom Survey validated for the Portuguese language (CISS-vp) was used. The data were collected through an electronic form available on the Google Forms platform, and for the statistical analysis, the GNU PSPP® Version 1.4.1 program was used. Results: A frequency of 13.4% of convergence insufficiency (CI) was obtained in the sample of 456 students. Regarding ocular symptoms, the most prevalent were: feeling the need to reread the same line of a text, tired eyes, difficulty remembering what you read, eye discomfort and drowsiness. There was no association between longer use of near vision and the presence of CI, but there was a greater presence of eye strain in university students who spend more time using electronic devices. Conclusion: It was found that most university students had ocular symptoms related to the use of near vision and a high prevalence of CI was found in the studied population. Still, the increase in the time of use of electronic devices is related to the presence of eye strain.
Palabras clave : Oftalmologia
Convergência
Fixação do olhar
Transtornos da visão
Medicina ocupacional
Saúde
Estudantes universitários
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Passo Fundo
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4465
Fecha de publicación : 2021
Aparece en las colecciones: Medicina

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MELISSA GREGORIO CLEMENTE MEDEIROS.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.