Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4511
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Casagrande, Sabrina | - |
dc.creator | Zuge, Marciele Mariza | - |
dc.date | 2018-12-17 | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-24T14:38:36Z | - |
dc.date.available | 2021-09-24T14:38:36Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-17 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4511 | - |
dc.description.abstract | El presente trabajo intentó elaborar una propuesta didáctica, tratando de la variación en el paradigma pronominal en uso en el Portugués Brasileño actual y su relación con la concordancia verbal. Para eso, nos basamos en Görski e Coelho (2009) que hacen una discusión acerca de la variación del pronombres personáis rectos y la concordancia verbal, señalizando algunos elementos que una propuesta de ese tipo necesita tener. Además, consideramos los documentos oficiales, PCN (BRASIL,1998) e DCE (PARANÁ, 2008), que hablan de la presencia de la variación linguística en las clases de lengua portuguesa y una cuestión importante que debe ser llevada en cuenta por el profesor: el alumno ya sabe portugués cuando llega en la escuela y su papel es ampliar el repertorio linguístico del alumno. Esperase que la propuesta posibilite al alumno comprender la importancia de la norma culta, enseñada en la escuela, bien como y principalmente, la importancia de la lengua que el adquiere en lo medio en que vive. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho buscou elaborar uma proposta didática, tratando da variação no paradigma pronominal em uso no Português Brasileiro atual e sua relação com a concordância verbal. Para isso, baseamo-nos em Görski e Coelho (2009) que fazem uma discussão sobre a variação dos pronomes pessoais retos e a concordância verbal, sinalizando alguns elementos que uma proposta desse tipo precisa ter. Para além disso, consideramos os documentos oficiais, PCN (BRASIL,1998) e DCE (PARANÁ, 2008), que falam sobre a presença da variação linguística nas aulas de língua portuguesa e uma questão importante que deve ser levada em conta pelo professor: o aluno já sabe português quando chega à escola e o seu papel é ampliar o repertório linguístico do aluno. Espera-se que esta proposta possibilite ao aluno compreender a importância da norma culta, ensinada na escola, bem como e principalmente, a importância da língua que ele adquiriu no meio em que vive. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2021-09-23T18:04:42Z No. of bitstreams: 1 MARCIELE MARIZA ZUGE.pdf: 262618 bytes, checksum: 7cafaca194698e3fc7fb5b9553458351 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-09-24T14:38:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MARCIELE MARIZA ZUGE.pdf: 262618 bytes, checksum: 7cafaca194698e3fc7fb5b9553458351 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-09-24T14:38:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARCIELE MARIZA ZUGE.pdf: 262618 bytes, checksum: 7cafaca194698e3fc7fb5b9553458351 (MD5) Previous issue date: 2018-12-17 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Realeza | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Variação linguística | pt_BR |
dc.subject | Pronome pessoal | pt_BR |
dc.subject | Concordância verbal | pt_BR |
dc.title | Variação linguística no paradigma dos pronomes pessoais: uma proposta de ensino | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARCIELE MARIZA ZUGE.pdf | 256,46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.