Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4511
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Casagrande, Sabrina-
dc.creatorZuge, Marciele Mariza-
dc.date2018-12-17-
dc.date.accessioned2021-09-24T14:38:36Z-
dc.date.available2021-09-24T14:38:36Z-
dc.date.issued2018-12-17-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4511-
dc.description.abstractEl presente trabajo intentó elaborar una propuesta didáctica, tratando de la variación en el paradigma pronominal en uso en el Portugués Brasileño actual y su relación con la concordancia verbal. Para eso, nos basamos en Görski e Coelho (2009) que hacen una discusión acerca de la variación del pronombres personáis rectos y la concordancia verbal, señalizando algunos elementos que una propuesta de ese tipo necesita tener. Además, consideramos los documentos oficiales, PCN (BRASIL,1998) e DCE (PARANÁ, 2008), que hablan de la presencia de la variación linguística en las clases de lengua portuguesa y una cuestión importante que debe ser llevada en cuenta por el profesor: el alumno ya sabe portugués cuando llega en la escuela y su papel es ampliar el repertorio linguístico del alumno. Esperase que la propuesta posibilite al alumno comprender la importancia de la norma culta, enseñada en la escuela, bien como y principalmente, la importancia de la lengua que el adquiere en lo medio en que vive.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho buscou elaborar uma proposta didática, tratando da variação no paradigma pronominal em uso no Português Brasileiro atual e sua relação com a concordância verbal. Para isso, baseamo-nos em Görski e Coelho (2009) que fazem uma discussão sobre a variação dos pronomes pessoais retos e a concordância verbal, sinalizando alguns elementos que uma proposta desse tipo precisa ter. Para além disso, consideramos os documentos oficiais, PCN (BRASIL,1998) e DCE (PARANÁ, 2008), que falam sobre a presença da variação linguística nas aulas de língua portuguesa e uma questão importante que deve ser levada em conta pelo professor: o aluno já sabe português quando chega à escola e o seu papel é ampliar o repertório linguístico do aluno. Espera-se que esta proposta possibilite ao aluno compreender a importância da norma culta, ensinada na escola, bem como e principalmente, a importância da língua que ele adquiriu no meio em que vive.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2021-09-23T18:04:42Z No. of bitstreams: 1 MARCIELE MARIZA ZUGE.pdf: 262618 bytes, checksum: 7cafaca194698e3fc7fb5b9553458351 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-09-24T14:38:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MARCIELE MARIZA ZUGE.pdf: 262618 bytes, checksum: 7cafaca194698e3fc7fb5b9553458351 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-24T14:38:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARCIELE MARIZA ZUGE.pdf: 262618 bytes, checksum: 7cafaca194698e3fc7fb5b9553458351 (MD5) Previous issue date: 2018-12-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Realezapt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectVariação linguísticapt_BR
dc.subjectPronome pessoalpt_BR
dc.subjectConcordância verbalpt_BR
dc.titleVariação linguística no paradigma dos pronomes pessoais: uma proposta de ensinopt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCIELE MARIZA ZUGE.pdf256,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.