Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4511| Tipo: | Artigo Cientifico | 
| Título: | Variação linguística no paradigma dos pronomes pessoais: uma proposta de ensino | 
| Autor(es): | Zuge, Marciele Mariza | 
| Primeiro Orientador: | Casagrande, Sabrina | 
| Resumo: | O presente trabalho buscou elaborar uma proposta didática, tratando da variação no paradigma pronominal em uso no Português Brasileiro atual e sua relação com a concordância verbal. Para isso, baseamo-nos em Görski e Coelho (2009) que fazem uma discussão sobre a variação dos pronomes pessoais retos e a concordância verbal, sinalizando alguns elementos que uma proposta desse tipo precisa ter. Para além disso, consideramos os documentos oficiais, PCN (BRASIL,1998) e DCE (PARANÁ, 2008), que falam sobre a presença da variação linguística nas aulas de língua portuguesa e uma questão importante que deve ser levada em conta pelo professor: o aluno já sabe português quando chega à escola e o seu papel é ampliar o repertório linguístico do aluno. Espera-se que esta proposta possibilite ao aluno compreender a importância da norma culta, ensinada na escola, bem como e principalmente, a importância da língua que ele adquiriu no meio em que vive. | 
| Abstract/Resumen: | El presente trabajo intentó elaborar una propuesta didáctica, tratando de la variación en el paradigma pronominal en uso en el Portugués Brasileño actual y su relación con la concordancia verbal. Para eso, nos basamos en Görski e Coelho (2009) que hacen una discusión acerca de la variación del pronombres personáis rectos y la concordancia verbal, señalizando algunos elementos que una propuesta de ese tipo necesita tener. Además, consideramos los documentos oficiales, PCN (BRASIL,1998) e DCE (PARANÁ, 2008), que hablan de la presencia de la variación linguística en las clases de lengua portuguesa y una cuestión importante que debe ser llevada en cuenta por el profesor: el alumno ya sabe portugués cuando llega en la escuela y su papel es ampliar el repertorio linguístico del alumno. Esperase que la propuesta posibilite al alumno comprender la importancia de la norma culta, enseñada en la escuela, bien como y principalmente, la importancia de la lengua que el adquiere en lo medio en que vive. | 
| Palavras-chave: | Ensino e aprendizagem Variação linguística Pronome pessoal Concordância verbal | 
| Idioma: | por | 
| País: | Brasil | 
| Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul | 
| Sigla da Instituição: | UFFS | 
| Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Realeza | 
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto | 
| URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4511 | 
| Data do documento: | 17-Dez-2018 | 
| Aparece nas coleções: | Letras | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MARCIELE MARIZA ZUGE.pdf | 256.46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.