Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4533
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Práticas de letramentos e a formação do professor de língua materna: um estudo de caso no curso de letras da UFFS - Campus Realeza
Autor(es): Bonatti, Ramunielly
Primeiro Orientador: Kraemer, Márcia Adriana Dias
Resumo: A recente incorporação dos estudos acerca dos letramentos no Brasil é acompanhada de muitas incógnitas e de diferentes perspectivas, propiciando um campo fértil para as reflexões linguísticas. Com efeito, delimita-se tematicamente este relatório de investigação científica na análise de como esse fenômeno efetiva-se a partir das experiências vivenciadas pelos discentes das fases finais do Curso de Licenciatura em Letras Português e Espanhol da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Realeza. Nesse viés, a pergunta que norteia esta pesquisa questiona em que medida esses sujeitos apresentam participação periférica legítima como aprendizes, por meio de práticas de letramento acadêmico-científicos, para a inserção proficiente em uma comunidade de educadores. O objetivo do trabalho é analisar pressupostos teóricos referentes ao desenvolvimento de capacidades de leitura e de escrita vinculadas à formação inicial do professor de língua materna, para responder à pergunta proposta. Justifica-se, portanto, a investigação, uma vez que a constituição de sujeitos letrados na esfera acadêmica é sinônimo de interação dialógica e de uso da língua como ação social. A pesquisa caracteriza-se como teórico-prática, com abordagem quantitativa e qualitativa das informações, além de fins explicativos. A geração de dados acontece no período de 2018, por meio de documentação indireta – bibliográfica e documental -, bem como direta - de caráter extensivo, em questionários aplicados a acadêmicos; e intensivo, em entrevista semiestruturada dirigida aos docentes do Curso delimitado. A análise e a interpretação dos dados têm como método principal o hipotético-dedutivo, com procedimentos técnicos de cunho histórico, comparativo e monográfico. Entende-se que este trabalho contribui para as reflexões acerca de como os professores em formação inserem-se no ambiente de práticas sociais situadas a partir dos letramentos, em específico o acadêmico-científico. Desse modo, ressaltam-se particularidades do ambiente formativo em que os discentes de licenciaturas são atores sociais, ao vivenciarem suas atividades letradas e os processos autorais que advém desses discursos. Logo, os benefícios de se discernir sobre a questão são de âmbito pedagógico, linguístico, histórico, social e cultural, uma vez que a pesquisa abarca a triangulação de dados de diferentes teorias das ciências humanas, com caráter etnográfico e de estudo de caso.
Abstract/Resumen: La reciente incorporación de los estudios acerca del letramento en Brasil está acompañada de muchas incógnitas y de diferentes perspectivas, propiciando un campo fértil para las reflexiones lingüísticas. De hecho, está delimitada temáticamente este informe de investigación científica en el análisis de cómo este fenómeno efectiva a partir de las experiencias de los estudiantes de las etapas finales de la Licenciatura em Português e Espanhol en la Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza. En ese sesgo, la pregunta que orienta esta investigación cuestiona en qué medida estos estudiantes presentan una participación periférica legítima como aprendices, por medio de las prácticas de letramentos académico-científicos, que permita su inserción proficiente en una comunidad de educadores. El objetivo del trabajo es analizar presupuestos teóricos referentes al desarrollo de capacidades de lectura y escritura vinculadas a la formación inicial del profesor de lengua materna, para responder a la pregunta propuesta. Se justifica, por lo tanto, la investigación, ya que la constitución de sujetos letrados en la esfera académica es sinónimo de interacción dialógica y de uso de la lengua como acción social. La investigación se caracteriza como teórico-práctica, con abordaje cuantitativo y cualitativo de las informaciones, además de fines explicativos. La generación de datos ocurre en el período de 2018, por medio de documentación indirecta - bibliográfica y documental -, así como directa - de carácter extensivo, en cuestionarios aplicados a académicos; e intensivo, en entrevista semiestructurada dirigida a los docentes del Curso delimitado. El análisis y la interpretación de los datos tienen como método principal el hipotético-deductivo, con procedimientos técnicos de cuño histórico, comparativo y monográfico. Se entiende que este trabajo contribuye a las reflexiones acerca de cómo los profesores en formación se insertan en el ambiente de prácticas sociales situadas a partir de los literales académicos y científicos. De este modo, se resaltan particularidades del ambiente formativo en que los discentes de licenciaturas son actores sociales, al vivenciar sus actividades letradas y los procesos de autor que provienen de esos discursos. Por lo tanto, los beneficios de discernir sobre la cuestión son de ámbito pedagógico, lingüístico, histórico, social y cultural, ya que la investigación abarca la triangulación de datos de diferentes teorías de las ciencias humanas, con carácter etnográfico y de estudio de caso.
Palavras-chave: Linguística aplicada
Letramento
Formação de professores
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4533
Data do documento: 22-Nov-2018
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAMUNIELLY BONATTI.pdf802,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.