Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4534
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Diálogos entre as narrativas mitológicas e o gênero feminino: a força eterna da mulher selvagem
Autor(es): Gluszczak, Aline Aparecida
Primeiro Orientador: Thimóteo, Saulo Gomes
Resumo: As narrativas mitológicas estão presentes nas mais diversas épocas e em todas as sociedades, tornando-se referência sob as mais diversas formas, e revelando-se como fontes múltiplas de valores e significados. Sendo assim, verificou-se a necessidade de aprofundar os estudos referentes às narrativas mitológicas e o gênero feminino. Assim, este trabalho apresenta uma análise de três narrativas mitológicas, que se encontram no livro Princesas Guerreiras, da escritora Janaina Tokitaka: “A Imperatriz Jingu e as contas de Jade”, “A vida Selvagem de Ártemis” e “A fuga de Yennenga”, personagens que pertencem a civilizações distintas, mas que podem ser delineadas como arquétipos de elementos da figura da “Mulher Selvagem”. Esta análise baseia-se principalmente nas autoras: Clarissa Pinkola Estés e Simone de Beauvoir, ambas das áreas em estudos sobre o feminismo e o feminino, e Nelly Novaes Coelho, autora da área da literatura infantil. Este estudo estabeleceu uma conexão entre o empoderamento feminino (que se firmou nas últimas décadas) e a evocação de narrativas ancestrais em que tal questão já se fazia presente.
Abstract/Resumen: Las narrativas mitológicas están presentes en las más distintas épocas y en todas las sociedades, siendo referencia sob las más diversas formas, y revelándose como fuentes múltiples de valores y significados. Siendo así, se verificó la necesidad de profundizar los estudios referentes a las narrativas mitológicas y el género femenino. Así, este trabajo presenta un análisis de três narrativas mitológicas, que se encuentran en el libro Princesas Guerreiras de la escritora Janaina Tokitaka: “A Imperatriz Jingu e as contas de Jade”, “A vida Selvagem de Artémis” y “A fuga de Yennenga”, personajes que pertenecen a civilizaciones distintas, pero que pueden ser delineadas como arquetipos de elementos de la figura de la “Mujer Salvage”. Este análisis se basa principalmente en las autoras:Simone de Beauvoir e Clarissa Pinkola Estés, ambas de las áreas en estudios sobre el femenismo y el femenino, y Nelly Novaes Coelho, autora de la área de literatura infantil. Este estudio establece una conexión entre el empoderamiento femenino (que se firmó en las últimas décadas) y la evocación de narrativas ancestrales en que tal cuestión ya se hacía presente.
Palavras-chave: Mitologia
Crítica literária
Feminismo
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4534
Data do documento: 4-Out-2018
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALINE APARECIDA GLUSZCZAK.pdf353,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.