Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4540
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Objetos simbólicos como mediação no processo de rememoração de Ana Terra por Bibiana em Um certo capitão Rodrigo
Autor(es): Holdefer, Aline
Primeiro Orientador: Massagli, Sérgio Roberto
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise literária construída a partir da simbologia de determinados objetos, destacando em especial a simbologia atribuída à roca e à tesoura, concomitantemente com a relação de afinidade percebida entre a neta Bibiana e a avó, Ana Terra; e, em um segundo plano, a simbologia presente no punhal e no crucifixo. Os objetos observados são encontrados primeiramente na narrativa Ana Terra, e, em seguida, reaparecem em Um certo capitão Rodrigo, ambas as obras escritas por Erico Verissimo. Para compor esta análise, foram utilizados textos teóricos de Walter Benjamin sobre rememoração na literatura, e de Jean Baudrillard, que tratam da simbologia de objetos. Verifica-se que esses objetos são carregados de simbologia e responsáveis por desencadear lembranças afetivas, uma vez que, através deles, Bibiana rememora o passado da personagem Ana Terra e reflexiona a partir das dificuldades e tristezas vivenciadas por sua avó, além de refletir sobre os ensinamentos deixados por ela.
Palavras-chave: Semiologia da literatura
Crítica literária
Teoria literária
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4540
Data do documento: 14-Dez-2016
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HOLDEFER.pdf272,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.