Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4541
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Menta Tres, Naiane Carolina-
dc.creatorRagievicz, Matheus França-
dc.date2016-12-07-
dc.date.accessioned2021-09-28T12:45:29Z-
dc.date.available2021-09-28T12:45:29Z-
dc.date.issued2016-12-07-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4541-
dc.description.resumoA presente pesquisa busca compreender o processo de formação de leitor no Centro de Socioeducação de Pato Branco/PR (CENSE/PB), refletindo sobre o papel da leitura na ressocialização de adolescentes em conflito com a lei. Ao refletirmos sobre a leitura nesse contexto, tomamos como base a teoria da Sociologia da Leitura. Para a realização da investigação optamos pela realização de entrevistas orais com cinco adolescentes internos. A delimitação da amostra deu-se com base na orientação qualitativa da pesquisa e pelas especificidades da teoria mobilizada. Os resultados da pesquisa apontaram que a leitura durante a execução da medida socioeducativa auxilia para o esquecimento do mundo “lá fora”. Com base nos resultados aponta-se para a necessidade da inclusão do núcleo familiar dos adolescentes em políticas culturais e de leitura, tendo em vista o baixo índice de escolaridade desse segmento, bem como o desenvolvimento de mecanismos que permitam aos adolescentes a continuidade da escolarização e das práticas de leituras.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2021-09-27T17:52:34Z No. of bitstreams: 1 RAGIEVICZ.pdf: 766476 bytes, checksum: 13a3ade045843ea287a7c505f53f28fc (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-09-28T12:45:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RAGIEVICZ.pdf: 766476 bytes, checksum: 13a3ade045843ea287a7c505f53f28fc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-28T12:45:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RAGIEVICZ.pdf: 766476 bytes, checksum: 13a3ade045843ea287a7c505f53f28fc (MD5) Previous issue date: 2016-12-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Realezapt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectMedida sócio-educativapt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.titleDa varinha de condão à caverna do dragão: a formação de leitor no CENSEpt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAGIEVICZ.pdf748,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.