Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4541
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Menta Tres, Naiane Carolina | - |
dc.creator | Ragievicz, Matheus França | - |
dc.date | 2016-12-07 | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-28T12:45:29Z | - |
dc.date.available | 2021-09-28T12:45:29Z | - |
dc.date.issued | 2016-12-07 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4541 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa busca compreender o processo de formação de leitor no Centro de Socioeducação de Pato Branco/PR (CENSE/PB), refletindo sobre o papel da leitura na ressocialização de adolescentes em conflito com a lei. Ao refletirmos sobre a leitura nesse contexto, tomamos como base a teoria da Sociologia da Leitura. Para a realização da investigação optamos pela realização de entrevistas orais com cinco adolescentes internos. A delimitação da amostra deu-se com base na orientação qualitativa da pesquisa e pelas especificidades da teoria mobilizada. Os resultados da pesquisa apontaram que a leitura durante a execução da medida socioeducativa auxilia para o esquecimento do mundo “lá fora”. Com base nos resultados aponta-se para a necessidade da inclusão do núcleo familiar dos adolescentes em políticas culturais e de leitura, tendo em vista o baixo índice de escolaridade desse segmento, bem como o desenvolvimento de mecanismos que permitam aos adolescentes a continuidade da escolarização e das práticas de leituras. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2021-09-27T17:52:34Z No. of bitstreams: 1 RAGIEVICZ.pdf: 766476 bytes, checksum: 13a3ade045843ea287a7c505f53f28fc (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-09-28T12:45:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RAGIEVICZ.pdf: 766476 bytes, checksum: 13a3ade045843ea287a7c505f53f28fc (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-09-28T12:45:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RAGIEVICZ.pdf: 766476 bytes, checksum: 13a3ade045843ea287a7c505f53f28fc (MD5) Previous issue date: 2016-12-07 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Realeza | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação de leitores | pt_BR |
dc.subject | Medida sócio-educativa | pt_BR |
dc.subject | Sociologia | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.title | Da varinha de condão à caverna do dragão: a formação de leitor no CENSE | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RAGIEVICZ.pdf | 748,51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.