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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4541| Tipo: | Artigo Cientifico |
| Título: | Da varinha de condão à caverna do dragão: a formação de leitor no CENSE |
| Autor(es): | Ragievicz, Matheus França |
| Primeiro Orientador: | Menta Tres, Naiane Carolina |
| Resumo: | A presente pesquisa busca compreender o processo de formação de leitor no Centro de Socioeducação de Pato Branco/PR (CENSE/PB), refletindo sobre o papel da leitura na ressocialização de adolescentes em conflito com a lei. Ao refletirmos sobre a leitura nesse contexto, tomamos como base a teoria da Sociologia da Leitura. Para a realização da investigação optamos pela realização de entrevistas orais com cinco adolescentes internos. A delimitação da amostra deu-se com base na orientação qualitativa da pesquisa e pelas especificidades da teoria mobilizada. Os resultados da pesquisa apontaram que a leitura durante a execução da medida socioeducativa auxilia para o esquecimento do mundo “lá fora”. Com base nos resultados aponta-se para a necessidade da inclusão do núcleo familiar dos adolescentes em políticas culturais e de leitura, tendo em vista o baixo índice de escolaridade desse segmento, bem como o desenvolvimento de mecanismos que permitam aos adolescentes a continuidade da escolarização e das práticas de leituras. |
| Palavras-chave: | Formação de leitores Medida sócio-educativa Sociologia Leitura |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
| Sigla da Instituição: | UFFS |
| Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Realeza |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4541 |
| Data do documento: | 7-Dez-2016 |
| Aparece nas coleções: | Letras |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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