Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4543
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Mediações de leituras para idosos: o olhar dos integrantes do ProLI para suas ações
Autor(es): Gesser, Gilberto Corrêa
Primeiro Orientador: Menta Tres, Naiane Carolina
Resumo: Este trabalho se baseia em uma pesquisa de campo por meio de entrevistas com acadêmicos do curso de Letras: Português e Espanhol - Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Realeza - PR, que compõem o Projeto de Leitura para Idosos – ProLI, efetuado na casa de acolhimento Centro Dia, na cidade de Realeza – PR. O objetivo deste trabalho foi produzir uma análise das práticas de leituras para os idosos do Centro Dia, proporcionadas pelo ProLI, mediante a explanação dos objetivos e estratégias de Mediação Leitora dos prolianos ao promoverem suas ações com os idosos. Para a efetivação da pesquisa foi elaborada uma entrevista aos mediadores de leitura do ProLI e, desse modo, coletados dados inerentes aos objetivos do trabalho. A partir das entrevistas, foram analisadas as respostas de cada proliano para realizar a confirmação e/ou contraposição entre suas estratégias e objetivos de leitura aos idosos, com base em conceitos fundamentados em referenciais teóricos da Sociologia da Leitura. A fundamentação teórica deste trabalho baseia-se principalmente em Tahan (1966), sobre o ato da mediação, os recursos utilizados e a atuação com o público e Petit (2001), na definição de mediador e sobre aspectos da leitura. Os resultados obtidos pela análise apontam que estão sendo utilizados recursos visuais, sonoros e sensoriais para leituras, contações e declamações, com isso, busca-se aprimorar formas de socializar leituras com os idosos.
Abstract/Resumen: Este trabajo está basado en una investigación de campo por medio de entrevistas con académicos del curso de Letras: Português e Espanhol - Licenciatura, de la Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Realeza - PR, que componen el Projeto de Leitura para Idosos – ProLI, efectuado en la casa de acogida Centro Dia, en la ciudad de Realeza - PR. El objetivo de este trabajo fue de producir un análisis de las acciones de lecturas para los mayores del Centro Dia, proporcionadas por el ProLI, mediante a la exposición de los objetivos y estrategias de Animación Lectora de los prolianos al promover sus actividades con los ancianos. Para se efectivar la investigación fue elaborada una entrevista a los animadores de lectura del ProLI y, de este modo, colectados datos inherentes a los objetivos del trabajo. A partir de las entrevistas, fueron analizadas las respuestas de cada proliano para realizar la confirmación y/o contraposición entre sus estrategias y objetivos de lectura a los mayores, con base en conceptos fundamentados en referenciales teóricos de la Sociología de la Lectura. La fundamentación teórica de este trabajo se basa principalmente en Tahan (1966), sobre el acto del animador, los recursos utilizados y la actuación con el público y Petit (2001), en la definición de animador y sobre aspectos de la lectura. Los resultados obtenidos por el análisis señalan que están siendo utilizados recursos visuales, de sonido y sensoriales para leer, contar y declamar, con eso, buscase primorear las formas de socializar lecturas con las personas mayores.
Palavras-chave: Formação de leitores
Idosos
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4543
Data do documento: 11-Jul-2017
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GESSER.pdf215,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.