Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4544
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Formación de la identidad lingüistico-cultural de un niño fronterizo: un análisis en la frontera Brasil/Argentina
Autor(es): Cortez, Angélica Margaret Barbosa
Primeiro Orientador: Menta Tres, Naiane Carolina
Segundo Orientador: Alvarez, Isaphi Marlene Jardim
Resumo: El presente trabajo fue realizado en la frontera Brasil/Argentina, en el municipio brasilero de Santo Antônio do Sudoeste-BR, fronterizo de la ciudad de San Antonio-AR. El objetivo de la investigación es comprender la constitución de la identidad lingüístico-cultural de un niño fronterizo. La investigación constó en hacer una entrevista con dos personas que viven en este espacio de frontera, que son identificadas como madre (M) y padre (P). Para una mejor comprensión de los aspectos de identidad, lengua y cultura, serán abordados conceptos de identidad como representación, identidad cultural, identidad lingüística, bilingüismo individual y conflictos lingüístico y cultural. Como soportes teóricos traemos Hall (2005), Maher (1996), Sturza (2006), entre otros. La entrevista ocurrió por medio de una charla informal, grabada en audio y la delimitación de la muestra se dio con base en la investigación cualitativa, un estudio de caso y por las especificidades de la teoría movilizada. La frontera es el lugar de mezclas de culturas, de lengua, de identidades, de representaciones. Por eso, es un espacio de pertenencia del niño, que le posibilita sentirse un poco brasilero y un poco argentino, hasta llegar el momento en que, por cuestiones judiciales, él tendrá que elegir su nacionalidad. Pero el niño está en contacto directo con las dos lenguas y las dos culturas. En ese sentido, no hará diferencia su elección, sino su constitución como sujeto que vive (en) la frontera y que puede disfrutar de todo lo que ese espacio le proporciona.
Abstract/Resumen: O presente trabalho foi realizado na fronteira Brasil/Argentina, no município brasileiro de Santo Antônio do Sudoeste-BR, fronteiriço da cidade de San Antonio-AR. O objetivo da pesquisa é de compreender a constituição da identidade linguística-cultural de uma criança fronteiriça. A pesquisa constou em fazer uma entrevista com duas pessoas que moram nesse espaço de fronteira, que são identificadas como mãe (M) e pai (P). Para uma melhor compreensão dos aspectos de identidade, língua e cultura, serão abordados conceitos de identidade como representação, identidade cultural, identidade linguística, bilinguismo individual e conflitos linguístico e cultural. Como suportes teóricos trazemos Hall (2005), Maher (1996), Sturza (2006), entre outros. A entrevista ocorreu por meio de uma conversa informal, gravada em áudio e a delimitação da amostra se deu com base na pesquisa qualitativa, estudo de caso e pelas especificidades da teoria mobilizada. A fronteira é o lugar de misturas de culturas, de língua, de identidades, de representações. Por isso, é um espaço de pertencimento do menino, que o possibilita sentir-se um pouco brasileiro e um pouco argentino, até chegar o momento em que, por questões judiciais, terá que escolher sua nacionalidade. Mas a criança está em contato direto com as duas línguas e as duas culturas. Nesse sentido, não fará diferença sua escolha, e sim sua constituição como sujeito que vive (na) a fronteira e que pode usufruir de tudo o que esse espaço lhe proporciona.
Palavras-chave: Identidade Cultural
Identidade linguística
Fronteiras
Idioma: spa
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4544
Data do documento: 12-Jul-2017
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CORTEZ.pdf386,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.