Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4604
Tipo: Dissertação
Título: O lugar das línguas na política linguística da Universidade Federal da Fronteira Sul: uma análise entre o planejamento linguístico e as ações implementadas no Campus Chapecó/SC
Autor(es): Fadanni, Darlise Vaccarin
Primeiro Orientador: Laiño, Maria José
Primeiro membro da banca: Giracca, Mirella Nunes
Segundo membro da banca: Gutierres, Athany
Terceiro membro da banca: Snichelotto, Claudia Andrea Rost
Resumo: A política linguística é o dispositivo responsável pelas ações sobre as línguas de uma comunidade de fala, podendo ser criada pela instituição de ensino superior com vistas à valorização de sua realidade linguística. Em 2018, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) institui a sua política linguística, contemplando o multilinguismo da região de sua abrangência. Como efeito do mencionado, nossa pesquisa objetiva analisar criticamente o documento que aprova dada política linguística, a Resolução Nº11/CONSUNI/UFFS/2018 (UFFS, 2018), verificando o lugar reservado às diferentes línguas. Para tanto, utilizamos a Resolução (UFFS, 2018) como objeto de estudo, a fim de olharmos em uma perspectiva descritivo-analítica a política linguística com foco nas ações realizadas no campus Chapecó/SC sobre as línguas. Após o acesso ao documento, iniciamos o percurso metodológico, observando as línguas incluídas no planejamento linguístico, bem como a finalidade para a comunidade acadêmica. A metodologia da pesquisa é caracterizada como qualitativa, bibliográfica e documental, conforme as preposições de Paiva (2019). Em termos epistemológicos, principiamos as teorias que discutem as mais diferentes definições de língua, caracterizadas pela heterogeneidade identitária dos sujeitos no desenvolvimento de suas línguas de fala, e, sob a visão de Calvet (2007), teorizamos política linguística, compreendendo-a como um importante mecanismo do planejamento de ações sobre as línguas. Valendo-nos desses preceitos teórico-analíticos, analisamos a Resolução (UFFS, 2018) que aprova a política linguística da universidade, e constatamos que o problema de pesquisa está sob a premissa de que o ensino de línguas não tem o destaque preconizado na legislação em sua oferta. Pelo contexto, formulamos a hipótese de que as ações institucionais da UFFS, que viabilizam o trabalho de aprendizagem de línguas, ainda são muito incipientes na implementação da política linguística, justificada pelo curto espaço de tempo desde sua criação. Considerando a demanda de expansão da UFFS nacional e internacionalmente, fator relevante no que concerne à ascensão institucional, acreditamos que, tão logo a universidade realize ações que implementem a sua política linguística na íntegra, será possível amparar as diferentes línguas nela denominadas. Destarte, julgamos que nossa pesquisa contribui para a discussão da importância do ensino das diferentes línguas no contexto universitário, abrindo um canal ao debate desse papel em âmbito nacional. Sendo assim, ressaltamos a relevância das línguas e salientamos a necessidade de uma maior efetividade da política linguística na inclusão dessas línguas, segundo apregoa a Resolução Nº11/CONSUNI/UFFS/2018 (UFFS, 2018).
Abstract/Resumen: Linguistic policy is the device responsible for actions on the languages of a speaking community, and can be created by the higher education institution with a view to valuing its linguistic reality. In 2018, the Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), instituted its linguistic policy, contemplating the multilingualism of the region of its scope. As an effect of the above, our research aims to critically analyze the document that approves this linguistic policy, Resolution No. 11/CONSUNI/UFFS/2018 (UFFS, 2018), verifying the place reserved for the different languages. In order to achieve this, we used the Resolution (UFFS, 2018) as the object of study, aiming to look at the linguistic policy, in a descriptive-analytical perspective, focusing on the actions carried out on the campus in Chapecó/SC. After the access to the document, we began the methodological path, observing the languages included in the linguistic planning, as well as the purpose for the academic community. The research methodology is characterized as qualitative, bibliographic and documentary, according to Paiva's prepositions (2019). In epistemological terms, we begin by approaching the theories that discuss the most different definitions of language, characterized by the identity heterogeneity of the subjects in the development of their speaking languages, and, under Calvet's view (2007), we theorize linguistic policy, understanding it as an important mechanism of planning actions on languages. Using these theoretical-analytical precepts, we analyzed the Resolution (UFFS, 2018) that approves the university's linguistic policy, and found that the research problem is under the premise that language teaching does not have the emphasis advocated in the legislation in its offering. In the context, we hypothesized that UFFS' institutional actions, which enable language learning work, are still very incipient in the implementation of linguistic policy, justified by the short period of time since its creation. Considering the demand for expansion of UFFS nationally and internationally, a relevant factor regarding institutional ascension, we believe that, as soon as the university carries out actions that implement its language policy in its entirety, it will be possible to support the different languages it names. Thus, we believe that our research contributes to the discussion of the importance of teaching different languages in the university context, opening a channel to the debate of this role at the national level. Thus, we emphasize the relevance of languages and stress the need for greater effectiveness of linguistic policy in the inclusion of these languages, according to resolution No. 11/CONSUNI/UFFS/2018 (UFFS, 2018).
Palavras-chave: Linguagem
Linguística
Ensino e aprendizagem
Ensino superior
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4604
Data do documento: 10-Ago-2021
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FADANNI.pdf2,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.