Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4617
Tipo: Dissertação
Título: Políticas de formação continuada de professores: ênfase discursivas
Autor(es): Manfroi, Iloni Frey
Primeiro Orientador: Gräff, Patrícia
Primeiro membro da banca: Santos, Claudecir dos
Segundo membro da banca: Lockmann, Kamila
Resumo: O presente trabalho tem como tema as políticas de formação continuada de professores do Brasil. O objetivo geral tensiona as ênfases discursivas, anunciadas nas políticas, sobre a formação continuada de professores, entendendo-as em sua contingência histórica. Os objetivos específicos, que conduzem o processo investigativo, são: a) identificar e problematizar as ênfases discursivas inscritas nos acontecimentos que compõe o percurso histórico das políticas selecionadas; b) analisar as políticas de formação continuada de professores no Brasil e alguns programas específicos de formação de professores alfabetizadores; e; c) compreender as influências da agenda mundial nas e sobre as políticas de formação continuada de professores no contexto nacional. Parte de uma abordagem qualitativa, recorrendo a pesquisa bibliográfica e documental sobre esta temática, por meio de levantamento sobre a formação continuada de professores, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e o Catálogo de Teses e Dissertações (CAPES), e; a análise das políticas e programas de formação continuada de professores, sobretudo da alfabetização. Inspira-se no campo dos Estudos Foucaultianos, de onde pinça o discurso como conceitoferramenta para o exercício analítico. As formações discursivas identificadas no material de pesquisa conduziram a constituição de duas categorias de análise centrais: o governamento e a alfabetização. A categoria do governamento se desdobra nos enunciados: necessidade de formação em serviço e condução pelas avaliações externas. Já a categoria da alfabetização é composta pelos enunciados: padronização das metodologias de alfabetização e eficácia na aprendizagem da leitura e da escrita. A emergência dos enunciados se mobiliza pela necessidade da formação em serviço para complementar a formação inicial dos professores, que é considerada precária e insuficiente. As avaliações externas centralizam a importância do acompanhamento da eficácia das políticas de formação continuada de professores, aderindo às avaliações padronizadas para criar dados estatísticos sobre a qualidade educacional. A metodologia de alfabetização anunciada nas políticas e programas de formação continuada de professores se apresenta como solução para resolver os problemas de alfabetização e estão carregadas por uma ênfase de eficácia na aprendizagem da leitura e da escrita, enfatizando os fins, o produto, que são os resultados das avaliações externas. Em síntese, o governamento das políticas de formação continuada de professores e dos programas de alfabetização, é uma estratégia potente de condução da atuação docente, alinhada as demandas globais da educação conforme os fatores sociais e econômicos vigentes.
Abstract/Resumen: The present work has as theme the policies of continuing education of teachers in Brazil. The general objective tensions the discursive emphases, announced in the policies about the continued formation of teachers, understanding them in its historical contingency. The specific objectives that help to lead the investigative process are: a) analyze the policies of continuing teacher education in Brazil; b) identify and problematize the discursive emphases inscribed in the events that make up the historical course of the selected policies, and; c) understand the influences of the global agenda in and on the policies of continuing teacher education in the national context. It starts from a qualitative approach, using the bibliographical and documental research on this theme, through a survey on the continued formation of teachers, in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and the Catalogue of Theses and Dissertations (CAPES), and; the analysis of the policies and programs of continued formation of teachers, especially of literacy. It is inspired in the field of Foucauldian Studies, from which it pinpoints the discourse as a tool-concept for the analytical exercise. The discursive formations identified in the research material led to the constitution of two central categories of analysis: the governance and literacy. The category of governance unfolds in the statements: need for in-service training and driving by external evaluations. The category of literacy is composed by the statements: standardization of literacy methodologies and effectiveness in learning to read and write. The emergence of the statements is mobilized by the need for in-service training to complement the initial training of teachers, which is considered precarious and insufficient. External evaluations centralize the importance of monitoring the effectiveness of continuing education policies for teachers, adhering to standardized assessments to create statistical data on educational quality. The literacy methodology announced in the policies and programs of continued training of teachers is presented as a solution to solve the problems of literacy and are loaded by an emphasis of effectiveness in learning to read and write, emphasizing the ends, the product, which are the results of external assessments. In summary, the governance of teacher training policies and literacy programs is a powerful strategy to conduct teacher performance aligned to the global demands of education according to the social and economic factors in force.
Palavras-chave: Formação de professores
Ensino e aprendizagem
Formação continuada do professor
Alfabetização
Educação escolar
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4617
Data do documento: 29-Set-2021
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MANFROI.pdf1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.