Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/461
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Thiago Ingrassia | - |
dc.contributor.referee1 | Paim, Marilane Maria Wolf | - |
dc.contributor.referee2 | Lipsch, Verenice | - |
dc.creator | Jevinski, Camila Paula | - |
dc.date | 2015-12-09 | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-22T14:57:59Z | - |
dc.date.available | 2015-12-21 | - |
dc.date.available | 2017-06-22T14:57:59Z | - |
dc.date.issued | 2017-06-21 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/461 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como propósito fazer uma análise documental a partir das publicações referentes à EJA, do Fórum de Estudos: leituras de Paulo Freire nos anos de 2014 e 2015, com ênfase na alfabetização de jovens e adultos nos anos inicias. E a partir disto, responder o questionamento principal: de que forma Paulo Freire está sendo reinventado em relação à alfabetização na EJA com base na produção bibliográfica do Fórum de Estudos: leituras de Paulo Freire? Como objetivo propõem-se investigar de que maneira Paulo Freire é reinventado na EJA no Rio Grande do Sul, analisando as publicações do Fórum de Estudos: leituras de Paulo Freire nos anos de 2014-2015. Como percurso metodológico optou-se pela pesquisa bibliográfica, observando algumas obras especificas de Paulo Freire e pesquisa documental, no caso específico deste trabalho, a fonte documental foram as publicações referentes à EJA no Fórum de Estudos: leituras de Paulo Freire. Em aspectos gerais, constatou-se que além o conceito de diálogo, o ponto de partida para a alfabetização desses jovens e adultos recebe grande destaque, a realidade, na qual partindo do cada educando já sabe são criadas e recriadas as leituras de mundo. Por fim, Paulo Freire é pioneiro ao que diz respeito a Educação de Jovens e Adultos, foi um dos primeiros educadores a problematizar a importância de valorizar o conhecimento e bagagem cultural de cada indivíduo. A concepção de educação de Paulo Freire é um processo continuo de transformação do homem e do mundo, vai muito além de uma pedagogia, alcança também o contexto econômico-político-social de uma sociedade. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Daniele Rosa Monteiro (daniele.monteiro@uffs.edu.br) on 2017-06-21T12:09:06Z No. of bitstreams: 1 JEVINSKI.PDF: 794357 bytes, checksum: a46aa6600a836d24b074e5d55e94ce3c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-22T14:57:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JEVINSKI.PDF: 794357 bytes, checksum: a46aa6600a836d24b074e5d55e94ce3c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-06-22T14:57:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JEVINSKI.PDF: 794357 bytes, checksum: a46aa6600a836d24b074e5d55e94ce3c (MD5) Previous issue date: 2017-06-21 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Pensamento freireano | pt_BR |
dc.title | Alfabetização na EJA: a atualidade do pensamento freireano no Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JEVINSKI.PDF | 775,74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.