Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/461
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pereira, Thiago Ingrassia-
dc.contributor.referee1Paim, Marilane Maria Wolf-
dc.contributor.referee2Lipsch, Verenice-
dc.creatorJevinski, Camila Paula-
dc.date2015-12-09-
dc.date.accessioned2017-06-22T14:57:59Z-
dc.date.available2015-12-21-
dc.date.available2017-06-22T14:57:59Z-
dc.date.issued2017-06-21-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/461-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como propósito fazer uma análise documental a partir das publicações referentes à EJA, do Fórum de Estudos: leituras de Paulo Freire nos anos de 2014 e 2015, com ênfase na alfabetização de jovens e adultos nos anos inicias. E a partir disto, responder o questionamento principal: de que forma Paulo Freire está sendo reinventado em relação à alfabetização na EJA com base na produção bibliográfica do Fórum de Estudos: leituras de Paulo Freire? Como objetivo propõem-se investigar de que maneira Paulo Freire é reinventado na EJA no Rio Grande do Sul, analisando as publicações do Fórum de Estudos: leituras de Paulo Freire nos anos de 2014-2015. Como percurso metodológico optou-se pela pesquisa bibliográfica, observando algumas obras especificas de Paulo Freire e pesquisa documental, no caso específico deste trabalho, a fonte documental foram as publicações referentes à EJA no Fórum de Estudos: leituras de Paulo Freire. Em aspectos gerais, constatou-se que além o conceito de diálogo, o ponto de partida para a alfabetização desses jovens e adultos recebe grande destaque, a realidade, na qual partindo do cada educando já sabe são criadas e recriadas as leituras de mundo. Por fim, Paulo Freire é pioneiro ao que diz respeito a Educação de Jovens e Adultos, foi um dos primeiros educadores a problematizar a importância de valorizar o conhecimento e bagagem cultural de cada indivíduo. A concepção de educação de Paulo Freire é um processo continuo de transformação do homem e do mundo, vai muito além de uma pedagogia, alcança também o contexto econômico-político-social de uma sociedade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Daniele Rosa Monteiro (daniele.monteiro@uffs.edu.br) on 2017-06-21T12:09:06Z No. of bitstreams: 1 JEVINSKI.PDF: 794357 bytes, checksum: a46aa6600a836d24b074e5d55e94ce3c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-22T14:57:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JEVINSKI.PDF: 794357 bytes, checksum: a46aa6600a836d24b074e5d55e94ce3c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-22T14:57:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JEVINSKI.PDF: 794357 bytes, checksum: a46aa6600a836d24b074e5d55e94ce3c (MD5) Previous issue date: 2017-06-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectPensamento freireanopt_BR
dc.titleAlfabetização na EJA: a atualidade do pensamento freireano no Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freirept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JEVINSKI.PDF775,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.