Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/461
Tipo: Monografia
Título: Alfabetização na EJA: a atualidade do pensamento freireano no Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire
Autor(es): Jevinski, Camila Paula
Primeiro Orientador: Pereira, Thiago Ingrassia
Primeiro membro da banca: Paim, Marilane Maria Wolf
Segundo membro da banca: Lipsch, Verenice
Resumo: O presente trabalho tem como propósito fazer uma análise documental a partir das publicações referentes à EJA, do Fórum de Estudos: leituras de Paulo Freire nos anos de 2014 e 2015, com ênfase na alfabetização de jovens e adultos nos anos inicias. E a partir disto, responder o questionamento principal: de que forma Paulo Freire está sendo reinventado em relação à alfabetização na EJA com base na produção bibliográfica do Fórum de Estudos: leituras de Paulo Freire? Como objetivo propõem-se investigar de que maneira Paulo Freire é reinventado na EJA no Rio Grande do Sul, analisando as publicações do Fórum de Estudos: leituras de Paulo Freire nos anos de 2014-2015. Como percurso metodológico optou-se pela pesquisa bibliográfica, observando algumas obras especificas de Paulo Freire e pesquisa documental, no caso específico deste trabalho, a fonte documental foram as publicações referentes à EJA no Fórum de Estudos: leituras de Paulo Freire. Em aspectos gerais, constatou-se que além o conceito de diálogo, o ponto de partida para a alfabetização desses jovens e adultos recebe grande destaque, a realidade, na qual partindo do cada educando já sabe são criadas e recriadas as leituras de mundo. Por fim, Paulo Freire é pioneiro ao que diz respeito a Educação de Jovens e Adultos, foi um dos primeiros educadores a problematizar a importância de valorizar o conhecimento e bagagem cultural de cada indivíduo. A concepção de educação de Paulo Freire é um processo continuo de transformação do homem e do mundo, vai muito além de uma pedagogia, alcança também o contexto econômico-político-social de uma sociedade.
Palavras-chave: Alfabetização
Educação de Jovens e Adultos
Pensamento freireano
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/461
Data do documento: 21-Jun-2017
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JEVINSKI.PDF775,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.