Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/461| Tipo: | Monografia | 
| Título: | Alfabetização na EJA: a atualidade do pensamento freireano no Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire | 
| Autor(es): | Jevinski, Camila Paula | 
| Primeiro Orientador: | Pereira, Thiago Ingrassia | 
| Primeiro membro da banca: | Paim, Marilane Maria Wolf | 
| Segundo membro da banca: | Lipsch, Verenice | 
| Resumo: | O presente trabalho tem como propósito fazer uma análise documental a partir das publicações referentes à EJA, do Fórum de Estudos: leituras de Paulo Freire nos anos de 2014 e 2015, com ênfase na alfabetização de jovens e adultos nos anos inicias. E a partir disto, responder o questionamento principal: de que forma Paulo Freire está sendo reinventado em relação à alfabetização na EJA com base na produção bibliográfica do Fórum de Estudos: leituras de Paulo Freire? Como objetivo propõem-se investigar de que maneira Paulo Freire é reinventado na EJA no Rio Grande do Sul, analisando as publicações do Fórum de Estudos: leituras de Paulo Freire nos anos de 2014-2015. Como percurso metodológico optou-se pela pesquisa bibliográfica, observando algumas obras especificas de Paulo Freire e pesquisa documental, no caso específico deste trabalho, a fonte documental foram as publicações referentes à EJA no Fórum de Estudos: leituras de Paulo Freire. Em aspectos gerais, constatou-se que além o conceito de diálogo, o ponto de partida para a alfabetização desses jovens e adultos recebe grande destaque, a realidade, na qual partindo do cada educando já sabe são criadas e recriadas as leituras de mundo. Por fim, Paulo Freire é pioneiro ao que diz respeito a Educação de Jovens e Adultos, foi um dos primeiros educadores a problematizar a importância de valorizar o conhecimento e bagagem cultural de cada indivíduo. A concepção de educação de Paulo Freire é um processo continuo de transformação do homem e do mundo, vai muito além de uma pedagogia, alcança também o contexto econômico-político-social de uma sociedade. | 
| Palavras-chave: | Alfabetização Educação de Jovens e Adultos Pensamento freireano  | 
| Idioma: | por | 
| País: | Brasil | 
| Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul | 
| Sigla da Instituição: | UFFS | 
| Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim | 
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto | 
| URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/461 | 
| Data do documento: | 21-Jun-2017 | 
| Aparece nas coleções: | Pedagogia | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JEVINSKI.PDF | 775.74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.