Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4641
Tipo: Dissertação
Título: As artes na educação de pessoas jovens e adultas: uma análise no Curso Técnico em Comércio do PROEJA - IFRS Campus Sertão
Autor(es): Della Vechia, Débora
Primeiro Orientador: Sanceverino, Adriana Regina
Primeiro membro da banca: Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes
Segundo membro da banca: Sartori, Jerônimo
Terceiro membro da banca: Loss, Adriana Salete
Resumo: Este trabalho instigou o estudo do contexto educacional em que convivem pessoas jovens e adultas decorrente da necessidade de uma formação profissional e integral, de cidadania e de democracia como direito do ser humano. O problema de pesquisa consiste em: quais as contribuições que o componente curricular Artes no PROEJA pode oferecer para a formação intelectual e humana dos estudantes. Assim, tem-se como objetivo compreender as contribuições do componente curricular Artes para o desenvolvimento técnico, integral e humano no PROEJA – Curso Técnico em Comércio do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Sertão. Para tal, realizou-se uma análise documental do curso para compreender a interlocução entre a educação de pessoas jovens e adultas, as Artes, a Educação Integral e o Trabalho como Princípio Educativo, para identificar de que forma as aulas de Artes contribuem para o processo formativo e construir uma proposta de diagnóstico dos resultados dessa investigação ao PROEJA. Metodologicamente, esta pesquisa se caracterizou pela natureza qualitativa porque trata de compreender anseios, curiosidades e discuti-los; descritiva com a finalidade de pensar e modificar conceitos e ideias, na busca de um melhor ensino e uma melhor aprendizagem. A coleta de dados, quanto aos seus procedimentos técnicos, foi pesquisa bibliográfica e documental. As técnicas aplicadas foram por meio de entrevistas semiestruturadas e abertas, com o intuito de expressar sentimentos, cumplicidades e realidades que outro instrumento não poderia contemplar, com questionamentos básicos preestabelecidos, mas com abertura para um amplo campo de novos caminhos e interrogativas. Os sujeitos da pesquisa foram duas docentes e seis estudantes do curso referido. O aporte teórico-metodológico se sustentou a partir de pesquisadores como: Pinto (1982), Strelhow (2010), Sanceverino (2017), Laffin (2012, 2015; 2020) para compreender a educação de pessoas jovens e adultas; Barbosa (1975; 2016), Alvares (2010), Eisner (2001), Prosser (2012), Sales (2013) no processo de ensino e a aprendizagem em Artes; Alvares (2010), Gonçalves (2006), Arroyo (2003; 2005; 2018), Santos e Cabral (2019), Sales (2013) a Educação Integral e Arroyo (2003), Moura; Pinheiro (2009), Frigotto (2008), Ciavatta (2005; 2012), para compreender o trabalho como princípio educativo. O estudo definiu a importância da Arte e do PROEJA, e sua articulação com a educação integral e o trabalho como princípio educativo na contribuição do desenvolvimento técnico, intelectual e humano do curso Técnico em Comércio quanto às capacidades de expressão de sentimentos, pensamentos e ideias, conceitos culturais de identidade dos jovens e adultos, em sala de aula e fora dela. A promoção da emancipação dos sujeitos, uma vez que nessa faixa etária os estudantes se sentem desafiados a novos conhecimentos e o artístico é um movimento que estimula e dá vida às aprendizagens.
Abstract/Resumen: This work instigated the study of the educational context in which young and adult people live, due to the need for a professional and comprehensive training, citizenship and democracy as a human right. The research problem consists of: what contributions can the curricular component of Arts in PROEJA offer to the intellectual and human formation of students. Thus, the objective is to understand the contributions of the Arts curriculum to technical, comprehensive and human development in PROEJA - Technical Course in Commerce of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Sertão. To this end, a documental analysis of the course was carried out to understand the interlocution between the education of young and adult people, the Arts, Integral Education and Work as an Educational Principle, to identify how the Arts classes contribute to the process training and build a proposal for the diagnosis of the results of this investigation to PROEJA. Methodologically, this research was characterized by its qualitative nature because it deals with understanding anxieties, curiosities and discussing them; descriptive with the purpose of thinking and modifying concepts and ideas, in search of better teaching and better learning. Data collection, regarding its technical procedures, was a bibliographical and documentary research. The techniques applied were through semi-structured and open interviews, with the aim of expressing feelings, complicity and realities that another instrument could not contemplate, with pre-established basic questions, but opening up to a wide field of new paths and questions. The research subjects were two professors and six students from the referred course. The theoretical-methodological contribution was supported by researchers such as: Pinto (1982), Strelhow (2010), Sanceverino (2017), Laffin (2012, 2015; 2020) to understand the education of young and adult people; Barbosa (1975; 2016), Alvares (2010), Eisner (2001), Prosser (2012), Sales (2013) in the process of teaching and learning in Arts; Alvares (2010), Gonçalves (2006), Arroyo (2003; 2005; 2018), Santos and Cabral (2019), Sales (2013) Integral Education and Arroyo (2003), Moura; Pinheiro (2009), Frigotto (2008), Ciavatta (2005; 2012), to understand work as an educational principle. The study defined the importance of Art and PROEJA, and its articulation with integral education and work as an educational principle in contributing to the technical, intellectual and human development of the Technical in Commerce course regarding the capacity to express feelings, thoughts and ideas, cultural concepts of youth and adult identity, in the classroom and beyond. Promoting the emancipation of subjects, since in this age group students feel challenged to new knowledge and the artistic is a movement that stimulates and gives life to learning.
Palavras-chave: PROEJA
Artes
Educação Integral
Ensino e Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4641
Data do documento: Set-2021
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DELLA VECHIA.pdf5,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.