Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4646
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pavan, Claunir-
dc.contributor.referee1Bevilacqua, Fernando-
dc.contributor.referee2Wuerges, Emílio-
dc.creatorWeber, Dayan Roberto-
dc.date2021-05-14-
dc.date.accessioned2021-11-09T13:07:17Z-
dc.date.available2021-10-27-
dc.date.available2021-11-09T13:07:17Z-
dc.date.issued2021-05-14-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4646-
dc.description.abstractThe technological evolution of information systems is constant, including in the academic context, as the universities are adhering to technologies in order to attend the need of increasing demands, computerizing administrative processes to be able to provide better services, which favors the proliferation use of learning management system (LMS) together with the use of academic management system (AMS). However, integrated systems that fully meet institutional demands are not always available, requiring an integration strategy capable of establishing effective communication. Therefore, based on the researched literature, which has models of integrators able to provide a flexible and adaptable integration, is proposed a conceptual integration model between generic AMS and Moodle, witch utilize web services architecture for implementation, producing a integrator creation methodology through resources, functionalities and the group of APIs available in the Moodle environment.pt_BR
dc.description.resumoÉ constante a evolução tecnológica dos sistemas de informação, inclusive no contexto acadê- mico de ensino, ao passo que as instituições de ensino superior estão aderindo as tecnologias em vista a necessidade de atender a demandas cada vez maiores, informatizando processos administrativos, a fim de prestar melhores serviços, o que favorece a proliferação do uso de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) em conjunto ao uso do sistema de gestão acadêmica (SGA). Entretanto, nem sempre estão disponíveis sistemas integrados que atendam totalmente as demandas institucionais, fazendo necessário uma estratégia de integração capaz de estabelecer uma comunicação eficaz. Diante disso, com base na literatura pesquisada, que dispõe de modelos de integradores aptos a proporcionar uma integração flexível e adaptável, é proposto um modelo conceitual de integração entre SGA genérico e Moodle, que utiliza da arquitetura web services para implementação, trazendo uma metodologia de criação do integrador através dos recursos, funcionalidades e do conjunto de APIs disponíveis na plataforma Moodlept_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2021-10-27T17:36:53Z No. of bitstreams: 1 WEBER.pdf: 1093965 bytes, checksum: 5e200458f0223a3b77b9b2caf07b32bc (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-11-09T13:07:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 WEBER.pdf: 1093965 bytes, checksum: 5e200458f0223a3b77b9b2caf07b32bc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-09T13:07:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 WEBER.pdf: 1093965 bytes, checksum: 5e200458f0223a3b77b9b2caf07b32bc (MD5) Previous issue date: 2021-05-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAmbientes virtuais de aprendizagempt_BR
dc.titleModelo para integração de sistema de gestão acadêmica com ambiente virtual de aprendizagem moodlept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WEBER.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.