Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4646
Type: | Monografia |
Title: | Modelo para integração de sistema de gestão acadêmica com ambiente virtual de aprendizagem moodle |
Author: | Weber, Dayan Roberto |
First advisor: | Pavan, Claunir |
metadata.dc.contributor.referee1: | Bevilacqua, Fernando |
metadata.dc.contributor.referee2: | Wuerges, Emílio |
Resume: | É constante a evolução tecnológica dos sistemas de informação, inclusive no contexto acadê- mico de ensino, ao passo que as instituições de ensino superior estão aderindo as tecnologias em vista a necessidade de atender a demandas cada vez maiores, informatizando processos administrativos, a fim de prestar melhores serviços, o que favorece a proliferação do uso de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) em conjunto ao uso do sistema de gestão acadêmica (SGA). Entretanto, nem sempre estão disponíveis sistemas integrados que atendam totalmente as demandas institucionais, fazendo necessário uma estratégia de integração capaz de estabelecer uma comunicação eficaz. Diante disso, com base na literatura pesquisada, que dispõe de modelos de integradores aptos a proporcionar uma integração flexível e adaptável, é proposto um modelo conceitual de integração entre SGA genérico e Moodle, que utiliza da arquitetura web services para implementação, trazendo uma metodologia de criação do integrador através dos recursos, funcionalidades e do conjunto de APIs disponíveis na plataforma Moodle |
Abstract: | The technological evolution of information systems is constant, including in the academic context, as the universities are adhering to technologies in order to attend the need of increasing demands, computerizing administrative processes to be able to provide better services, which favors the proliferation use of learning management system (LMS) together with the use of academic management system (AMS). However, integrated systems that fully meet institutional demands are not always available, requiring an integration strategy capable of establishing effective communication. Therefore, based on the researched literature, which has models of integrators able to provide a flexible and adaptable integration, is proposed a conceptual integration model between generic AMS and Moodle, witch utilize web services architecture for implementation, producing a integrator creation methodology through resources, functionalities and the group of APIs available in the Moodle environment. |
Keywords: | Ensino e aprendizagem Tecnologia Ensino Ambientes virtuais de aprendizagem |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Chapecó |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4646 |
Issue Date: | 14-May-2021 |
Appears in Collections: | Ciência da Computação |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.