Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4646
Type: Monografia
Título : Modelo para integração de sistema de gestão acadêmica com ambiente virtual de aprendizagem moodle
Author: Weber, Dayan Roberto
First advisor: Pavan, Claunir
metadata.dc.contributor.referee1: Bevilacqua, Fernando
metadata.dc.contributor.referee2: Wuerges, Emílio
Resume: É constante a evolução tecnológica dos sistemas de informação, inclusive no contexto acadê- mico de ensino, ao passo que as instituições de ensino superior estão aderindo as tecnologias em vista a necessidade de atender a demandas cada vez maiores, informatizando processos administrativos, a fim de prestar melhores serviços, o que favorece a proliferação do uso de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) em conjunto ao uso do sistema de gestão acadêmica (SGA). Entretanto, nem sempre estão disponíveis sistemas integrados que atendam totalmente as demandas institucionais, fazendo necessário uma estratégia de integração capaz de estabelecer uma comunicação eficaz. Diante disso, com base na literatura pesquisada, que dispõe de modelos de integradores aptos a proporcionar uma integração flexível e adaptável, é proposto um modelo conceitual de integração entre SGA genérico e Moodle, que utiliza da arquitetura web services para implementação, trazendo uma metodologia de criação do integrador através dos recursos, funcionalidades e do conjunto de APIs disponíveis na plataforma Moodle
Resumen : The technological evolution of information systems is constant, including in the academic context, as the universities are adhering to technologies in order to attend the need of increasing demands, computerizing administrative processes to be able to provide better services, which favors the proliferation use of learning management system (LMS) together with the use of academic management system (AMS). However, integrated systems that fully meet institutional demands are not always available, requiring an integration strategy capable of establishing effective communication. Therefore, based on the researched literature, which has models of integrators able to provide a flexible and adaptable integration, is proposed a conceptual integration model between generic AMS and Moodle, witch utilize web services architecture for implementation, producing a integrator creation methodology through resources, functionalities and the group of APIs available in the Moodle environment.
Palabras clave : Ensino e aprendizagem
Tecnologia
Ensino
Ambientes virtuais de aprendizagem
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4646
Fecha de publicación : 14-may-2021
Aparece en las colecciones: Ciência da Computação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
WEBER.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.