Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/464
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Paim, Marilane Maria Wolff-
dc.contributor.referee1Vasques, Rosane Fátima-
dc.contributor.referee2Lepke, Sonize-
dc.creatorMarengo, Carla Fernanda Matté-
dc.date2015-12-16-
dc.date.accessioned2017-06-22T15:17:03Z-
dc.date.available2016-01-08-
dc.date.available2017-06-22T15:17:03Z-
dc.date.issued2017-06-21-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/464-
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) aborda a oralidade nos anos iniciais, busca publicações que tratem do tema oral e no decorrer, análise de livros didáticos, uma coleção (Língua Portuguesa), referentes aos três primeiros anos do Ensino Fundamental. Foram também analisados três (3) anos de publicações na ANPEd (2011, 2012 e 2013) para verificar com embasamento o que foi discutido e trabalhado sobre o tema em questão. Verifica-se a importância da oralidade mesmo quando esta não se configura como eixo central dos trabalhos analisados. Como base questionadora se problematiza as contribuições e os desafios das propostas de oralidade presentes nos livros didáticos. Com o levantamento de estudos sobre a aprendizagem, buscando trazer a oralidade como fator principal, analisou-se artigos, livros que foram a base fundante dos questionamentos, resultando nas análises dos LD. A análise desenvolvida neste trabalho foi de cunho documental e qualitativo através das publicações e livros pesquisados. Entre as análises, principalmente, das publicações da ANPEd verificou-se pouca ênfase ao ensino oral na base alfabetizadora. Assim, buscou-se a relevância da oralidade presente nas propostas dos LD. Houve contribuições significativas no ensino oral? É preciso avançar, e de que maneira isto será possível para que ocorra uma educação qualitativa e significativa? O que pode ser percebido é que a oralidade não é um fator principal nas práticas pedagógicas docentes, caminha a passos lentos, mas que se configura como principal nos discursos de pesquisadores e educadores. É preciso desnaturalizar práticas e refletir sobre elas, analisando, questionando, atentando para a ênfase dada no ensino e se esta corrobora com a teoria, relacionando concomitantemente teoria e prática.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Daniele Rosa Monteiro (daniele.monteiro@uffs.edu.br) on 2017-06-21T12:23:48Z No. of bitstreams: 1 MARENGO.PDF: 1503921 bytes, checksum: f9601549ff928b68fda084c294076981 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-22T15:17:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MARENGO.PDF: 1503921 bytes, checksum: f9601549ff928b68fda084c294076981 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-22T15:17:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARENGO.PDF: 1503921 bytes, checksum: f9601549ff928b68fda084c294076981 (MD5) Previous issue date: 2017-06-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectProcesso de aprendizagempt_BR
dc.titlePropostas de trabalho com oralidade em livros didáticos dos anos iniciais: avanços e desafiospt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARENGO.PDF1,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.