Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/464
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Paim, Marilane Maria Wolff | - |
dc.contributor.referee1 | Vasques, Rosane Fátima | - |
dc.contributor.referee2 | Lepke, Sonize | - |
dc.creator | Marengo, Carla Fernanda Matté | - |
dc.date | 2015-12-16 | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-22T15:17:03Z | - |
dc.date.available | 2016-01-08 | - |
dc.date.available | 2017-06-22T15:17:03Z | - |
dc.date.issued | 2017-06-21 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/464 | - |
dc.description.resumo | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) aborda a oralidade nos anos iniciais, busca publicações que tratem do tema oral e no decorrer, análise de livros didáticos, uma coleção (Língua Portuguesa), referentes aos três primeiros anos do Ensino Fundamental. Foram também analisados três (3) anos de publicações na ANPEd (2011, 2012 e 2013) para verificar com embasamento o que foi discutido e trabalhado sobre o tema em questão. Verifica-se a importância da oralidade mesmo quando esta não se configura como eixo central dos trabalhos analisados. Como base questionadora se problematiza as contribuições e os desafios das propostas de oralidade presentes nos livros didáticos. Com o levantamento de estudos sobre a aprendizagem, buscando trazer a oralidade como fator principal, analisou-se artigos, livros que foram a base fundante dos questionamentos, resultando nas análises dos LD. A análise desenvolvida neste trabalho foi de cunho documental e qualitativo através das publicações e livros pesquisados. Entre as análises, principalmente, das publicações da ANPEd verificou-se pouca ênfase ao ensino oral na base alfabetizadora. Assim, buscou-se a relevância da oralidade presente nas propostas dos LD. Houve contribuições significativas no ensino oral? É preciso avançar, e de que maneira isto será possível para que ocorra uma educação qualitativa e significativa? O que pode ser percebido é que a oralidade não é um fator principal nas práticas pedagógicas docentes, caminha a passos lentos, mas que se configura como principal nos discursos de pesquisadores e educadores. É preciso desnaturalizar práticas e refletir sobre elas, analisando, questionando, atentando para a ênfase dada no ensino e se esta corrobora com a teoria, relacionando concomitantemente teoria e prática. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Daniele Rosa Monteiro (daniele.monteiro@uffs.edu.br) on 2017-06-21T12:23:48Z No. of bitstreams: 1 MARENGO.PDF: 1503921 bytes, checksum: f9601549ff928b68fda084c294076981 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-22T15:17:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MARENGO.PDF: 1503921 bytes, checksum: f9601549ff928b68fda084c294076981 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-06-22T15:17:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARENGO.PDF: 1503921 bytes, checksum: f9601549ff928b68fda084c294076981 (MD5) Previous issue date: 2017-06-21 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Oralidade | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Processo de aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Propostas de trabalho com oralidade em livros didáticos dos anos iniciais: avanços e desafios | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MARENGO.PDF | 1.47 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.