Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/464
Type: | Monografia |
Title: | Propostas de trabalho com oralidade em livros didáticos dos anos iniciais: avanços e desafios |
Author: | Marengo, Carla Fernanda Matté |
First advisor: | Paim, Marilane Maria Wolff |
metadata.dc.contributor.referee1: | Vasques, Rosane Fátima |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lepke, Sonize |
Resume: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) aborda a oralidade nos anos iniciais, busca publicações que tratem do tema oral e no decorrer, análise de livros didáticos, uma coleção (Língua Portuguesa), referentes aos três primeiros anos do Ensino Fundamental. Foram também analisados três (3) anos de publicações na ANPEd (2011, 2012 e 2013) para verificar com embasamento o que foi discutido e trabalhado sobre o tema em questão. Verifica-se a importância da oralidade mesmo quando esta não se configura como eixo central dos trabalhos analisados. Como base questionadora se problematiza as contribuições e os desafios das propostas de oralidade presentes nos livros didáticos. Com o levantamento de estudos sobre a aprendizagem, buscando trazer a oralidade como fator principal, analisou-se artigos, livros que foram a base fundante dos questionamentos, resultando nas análises dos LD. A análise desenvolvida neste trabalho foi de cunho documental e qualitativo através das publicações e livros pesquisados. Entre as análises, principalmente, das publicações da ANPEd verificou-se pouca ênfase ao ensino oral na base alfabetizadora. Assim, buscou-se a relevância da oralidade presente nas propostas dos LD. Houve contribuições significativas no ensino oral? É preciso avançar, e de que maneira isto será possível para que ocorra uma educação qualitativa e significativa? O que pode ser percebido é que a oralidade não é um fator principal nas práticas pedagógicas docentes, caminha a passos lentos, mas que se configura como principal nos discursos de pesquisadores e educadores. É preciso desnaturalizar práticas e refletir sobre elas, analisando, questionando, atentando para a ênfase dada no ensino e se esta corrobora com a teoria, relacionando concomitantemente teoria e prática. |
Keywords: | Oralidade Alfabetização Livro didático Processo de aprendizagem |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/464 |
Issue Date: | 21-Jun-2017 |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MARENGO.PDF | 1.47 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.