Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4656
Tipo: Artigo Cientifico
Título: A descoberta do mundo: as máscaras de Clarice Lispector em sua obra para crianças
Autor(es): Kossmann, Ana Claudia
Primeiro Orientador: Thimóteo, Saulo Gomes
Resumo: O presente artigo tem o objetivo de analisar elementos de duas obras literárias infantis de Clarice Lispector: O mistério do coelho pensante e A mulher que matou os peixes, apontando traços de sua escrita e explorando a figura narrativa e os personagens de suas obras. Com isso busca mostrar seu estilo que permanece em várias das obras. O estilo de Clarice não se restringe às suas obras “para adultos”, havendo traços marcantes também em suas escritas infantis. Identificando ainda conceitos, como a epifania e a náusea, característicos do estilo clariceano, estão presentes mesmo que em um nível menor de complexidade, nos livros infantis.
Abstract/Resumen: El presente artículo tiene como objetivo analizar elementos de dos obras literarias infantiles de Clarice Lispector: O mistério do coelho pensante y A mulher que matou os peixes, apuntando trazos de su escritura y explorando la figura narrativa y los personajes de sus obras. Con eso se intenta mostrar su estilo que permanece en varias de sus obras. El estilo de Clarice no se restringe a sus obras "para adultos", habiendo rasgos marcados también en sus escrituras infantiles. Identificando aún conceptos como la epifanía y la náusea, característicos del estilo clariceano, están presentes aunque en un nivel menor de complejidad, en los libros infantiles.
Palavras-chave: Literatura brasileira
Crítica literária
Literatura infanto-juvenil
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4656
Data do documento: 17-Ago-2017
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KOSSMANN.pdf373,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.