Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4663
Tipo: | Dissertação |
Título: | O ensino da língua inglesa na educação básica: Contribuições para o ensino e aprendizagem |
Autor(es): | Mota, Rosemara Ferreira de Melo |
Primeiro Orientador: | Cristofoli, Maria Silvia |
Primeiro membro da banca: | Loss, Adriana Salete |
Segundo membro da banca: | Tonelli, Juliana Reichert Assunção |
Resumo: | Esta dissertação trata do ensino da Língua Inglesa na educação básica utilizando-se de práticas docentes que cooperem com a aprendizagem. O objetivo geral deste trabalho foi contribuir com o ensino de inglês na educação básica. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, com uso de pesquisa bibliográfica e documental e o estudo voltou-se aos anos finais do ensino fundamental. Com esta pesquisa concluída constatou-se que é possível englobar trabalhos contributivos, experiências de professores, formações realizadas pelos próprios professores a partir de suas vivências, trabalhando com o que se tem em seu próprio contexto. A pesquisa aponta a necessidade de diretrizes curriculares em cursos de nível de especialização que auxiliem professores de Língua Inglesa a trabalharem em conjunto com outros profissionais e também realizarem suas próprias formações em conjunto com os estudantes, respeitando o conhecimento já adquirido e realizando trocas a partir do contexto de cada um. Tais diretrizes têm o intuito de auxiliar e complementar os saberes destes docentes. |
Abstract/Resumen: | This dissertation deals with the teaching of the English language in basic education using teaching practices that cooperate with learning. The general objective of this work was to contribute to the teaching of English in basic education. This research is of a qualitative nature, using bibliographic and documentary research and the study turned to the final years of elementary school. This completed research found that it is possible to include contributory work, teachers' experiences, training carried out by the teachers themselves from their experiences, working with what they have in their own context. The research points out the need for curricular guidelines in specialization-level courses that help English language teachers to work together with other professionals and also carry out their own training together with students, respecting the knowledge already acquired and making exchanges from the context of each one. These guidelines are intended to assist and complement the knowledge of these teachers. |
Palavras-chave: | Ensino de língua inglesa Metodologia do professor Educação Básica Currículo |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Nome do Programa de Pós Graduação : | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4663 |
Data do documento: | Fev-2021 |
Nível: | Mestrado |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MOTA.pdf | 9,62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.