Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4663
Tipo: Dissertação
Título: O ensino da língua inglesa na educação básica: Contribuições para o ensino e aprendizagem
Autor(es): Mota, Rosemara Ferreira de Melo
Primeiro Orientador: Cristofoli, Maria Silvia
Primeiro membro da banca: Loss, Adriana Salete
Segundo membro da banca: Tonelli, Juliana Reichert Assunção
Resumo: Esta dissertação trata do ensino da Língua Inglesa na educação básica utilizando-se de práticas docentes que cooperem com a aprendizagem. O objetivo geral deste trabalho foi contribuir com o ensino de inglês na educação básica. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, com uso de pesquisa bibliográfica e documental e o estudo voltou-se aos anos finais do ensino fundamental. Com esta pesquisa concluída constatou-se que é possível englobar trabalhos contributivos, experiências de professores, formações realizadas pelos próprios professores a partir de suas vivências, trabalhando com o que se tem em seu próprio contexto. A pesquisa aponta a necessidade de diretrizes curriculares em cursos de nível de especialização que auxiliem professores de Língua Inglesa a trabalharem em conjunto com outros profissionais e também realizarem suas próprias formações em conjunto com os estudantes, respeitando o conhecimento já adquirido e realizando trocas a partir do contexto de cada um. Tais diretrizes têm o intuito de auxiliar e complementar os saberes destes docentes.
Abstract/Resumen: This dissertation deals with the teaching of the English language in basic education using teaching practices that cooperate with learning. The general objective of this work was to contribute to the teaching of English in basic education. This research is of a qualitative nature, using bibliographic and documentary research and the study turned to the final years of elementary school. This completed research found that it is possible to include contributory work, teachers' experiences, training carried out by the teachers themselves from their experiences, working with what they have in their own context. The research points out the need for curricular guidelines in specialization-level courses that help English language teachers to work together with other professionals and also carry out their own training together with students, respecting the knowledge already acquired and making exchanges from the context of each one. These guidelines are intended to assist and complement the knowledge of these teachers.
Palavras-chave: Ensino de língua inglesa
Metodologia do professor
Educação Básica
Currículo
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4663
Data do documento: Fev-2021
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MOTA.pdf9,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.