Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4663
Type: Dissertação
Title: O ensino da língua inglesa na educação básica: Contribuições para o ensino e aprendizagem
Author: Mota, Rosemara Ferreira de Melo
First advisor: Cristofoli, Maria Silvia
metadata.dc.contributor.referee1: Loss, Adriana Salete
metadata.dc.contributor.referee2: Tonelli, Juliana Reichert Assunção
Resume: Esta dissertação trata do ensino da Língua Inglesa na educação básica utilizando-se de práticas docentes que cooperem com a aprendizagem. O objetivo geral deste trabalho foi contribuir com o ensino de inglês na educação básica. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, com uso de pesquisa bibliográfica e documental e o estudo voltou-se aos anos finais do ensino fundamental. Com esta pesquisa concluída constatou-se que é possível englobar trabalhos contributivos, experiências de professores, formações realizadas pelos próprios professores a partir de suas vivências, trabalhando com o que se tem em seu próprio contexto. A pesquisa aponta a necessidade de diretrizes curriculares em cursos de nível de especialização que auxiliem professores de Língua Inglesa a trabalharem em conjunto com outros profissionais e também realizarem suas próprias formações em conjunto com os estudantes, respeitando o conhecimento já adquirido e realizando trocas a partir do contexto de cada um. Tais diretrizes têm o intuito de auxiliar e complementar os saberes destes docentes.
Abstract: This dissertation deals with the teaching of the English language in basic education using teaching practices that cooperate with learning. The general objective of this work was to contribute to the teaching of English in basic education. This research is of a qualitative nature, using bibliographic and documentary research and the study turned to the final years of elementary school. This completed research found that it is possible to include contributory work, teachers' experiences, training carried out by the teachers themselves from their experiences, working with what they have in their own context. The research points out the need for curricular guidelines in specialization-level courses that help English language teachers to work together with other professionals and also carry out their own training together with students, respecting the knowledge already acquired and making exchanges from the context of each one. These guidelines are intended to assist and complement the knowledge of these teachers.
Keywords: Ensino de língua inglesa
Metodologia do professor
Educação Básica
Currículo
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4663
Issue Date: Feb-2021
metadata.dc.level: Mestrado
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MOTA.pdf9,62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.