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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/466
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Pierozan, Sandra Simone Höpner | - |
dc.contributor.referee1 | Pierozan, Sandra Simone Höpner | - |
dc.contributor.referee2 | Carvalho, Rodrigo Saballa de | - |
dc.contributor.referee3 | Campos, Márcia Farinella Soares de | - |
dc.creator | Zawadzki, Gisele Carla | - |
dc.date | 2015-12-09 | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-22T16:00:27Z | - |
dc.date.available | 2017-06-22T16:00:27Z | - |
dc.date.issued | 2016-01-06 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/466 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho investigativo consiste em estabelecer uma reflexão crítica sobre a organização curricular de Educação Infantil, com ênfase na realidade educacional do município de Carlos Gomes, no âmbito de perceber se realmente esta instituição organiza seu currículo, de modo que as práticas pedagógicas estejam ligadas ao conhecimento em meio as suas relações sociais, os quais garantam determinadas aprendizagens consideradas valiosas neste período e tempo histórico que as crianças estão vivenciando. A presente pesquisa baseou-se em uma abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, estruturada de forma descritiva. Com base nisso, foi realizada uma análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal de Carlos Gomes/RS. Durante o percurso, surgiu a necessidade de analisar, também, o Plano de Ensino da escola. O trabalho se deu com ênfase em refletir aspectos relevantes à Proposta Curricular da Educação Infantil de Carlos Gomes, realizando um resgate histórico do currículo e suas implicações na atualidade, concebendo, através de alguns teóricos, o currículo, o conhecimento escolar e indagações específicas do currículo na Educação Infantil. A análise documental revelou uma certa fragilidade quanto a estabelecer uma proposta curricular consciente, deixando de expressar o como é a organização das práticas pedagógicas. Além de evidenciar uma listagem de conteúdos no plano de ensino a serem transmitidos, o qual nos remete certa necessidade de reflexão e compreensão em estabelecer uma proposta curricular de trabalho. Também nos instiga questionamentos, pois ao não revelar como são as propostas pedagógicas, nos faz refletir se esta listagem de conteúdos está sendo significativa, ou está tendo fim em si mesma, passando por diferentes atividades a serem desenvolvidas, fazendo com que as crianças não vivenciem situações de aprendizagem significativas. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2017-06-22T15:54:12Z No. of bitstreams: 1 ZAWADZKI.pdf: 674445 bytes, checksum: 190c2c88abc7c87cf68d8b88f1b8c942 (MD5) | en |
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dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-06-22T16:00:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ZAWADZKI.pdf: 674445 bytes, checksum: 190c2c88abc7c87cf68d8b88f1b8c942 (MD5) Previous issue date: 2016-01-06 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento Escolar | pt_BR |
dc.title | O currículo escolar na educação infantil da rede municipal de Carlos Gomes/RS | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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