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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Menoncini, Lucia-
dc.contributor.referee1Kummer, Tarcísio-
dc.contributor.referee2Petry, Vitor José-
dc.creatorRempel, Graciele-
dc.date2021-10-19-
dc.date.accessioned2021-12-03T17:45:12Z-
dc.date.available2021-11-20-
dc.date.available2021-12-03T17:45:12Z-
dc.date.issued2021-10-19-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4687-
dc.description.abstractThe purpose of this research is to investigate how the use of tangram can contribute to developing skills related to the visualization of a figure, considering that seeing a figure from a mathematical point of view is different from seeing any figure. It is a bibliographical and qualitative research, in which the purposes are reached from the analysis of activities that involve the tangram in three collections of Mathematics textbooks, from the final years of Elementary School. Based on Raymond Duval Theory of Semiotic Representation Records, categories aimed at geometrical views and apprehensions are organized, which guide the analysis of thirteen activities, distributed heterogeneously in the collections. The analysis shows that the highest incidence of activities involving the tangram is in the sixth grade, with few activities addressing the tangram in the other three school years. As for the geometric apprehensions, the perceptive and the operative stand out, and the heuristic and visualization properties are enhanced as the tangram pieces are reconfigured, that is, when the semiotic reconfiguration operation is performed, the main figural treatment operated on the same. With regard to looks, the iconic botanist look stands out, responsible for recognizing and differentiating shapes, followed by the inventor look. In general, the activities explore the tangram as a heuristic figure or as a didactic resource, and in both cases, they enabled the mobilization of different geometrical perspectives and apprehensions, meeting Duval proposal for the teaching of geometry.pt_BR
dc.description.resumoO propósito desta pesquisa é investigar a maneira como o uso do tangram pode contribuir para desenvolver habilidades relacionadas à visualização de uma figura, considerando-se que ver uma figura do ponto de vista matemático se difere de ver uma figura qualquer. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, em que os propósitos são alcançados a partir da análise de atividades que envolvem o tangram em três coleções de livros didáticos de Matemática, dos anos finais do Ensino Fundamental. Baseada na Teoria de Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval, são organizadas categorias voltadas aos olhares e às apreensões geométricas, as quais guiam a análise de treze atividades, distribuídas de maneira heterogênea nas coleções. A análise mostra que a maior incidência de atividades que envolvem o tangram é no sexto ano, sendo que poucas atividades abordam o tangram nos outros três anos escolares. Quanto às apreensões geométricas, destacam-se a perceptiva e a operatória, sendo que as propriedades heurísticas e a visualização são potencializadas à medida que reconfiguram-se as peças do tangram, ou seja, quando se executa a operação semiótica de reconfiguração, principal tratamento figural operado sobre o mesmo. No que tange aos olhares, sobressai o olhar icônico botanista, responsável por reconhecer e diferenciar as formas, seguido do olhar inventor. De modo geral, as atividades exploram o tangram como figura heurística ou como recurso didático, e em ambos os casos propiciam a mobilização de diferentes olhares e apreensões geométricas, indo ao encontro da proposta de Duval para o ensino de geometria.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2021-11-20T03:14:23Z No. of bitstreams: 1 REMPEL.pdf: 2342452 bytes, checksum: 14f1188bfe4ddea726934c3b4908edc1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-12-03T17:45:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 REMPEL.pdf: 2342452 bytes, checksum: 14f1188bfe4ddea726934c3b4908edc1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-03T17:45:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 REMPEL.pdf: 2342452 bytes, checksum: 14f1188bfe4ddea726934c3b4908edc1 (MD5) Previous issue date: 2021-10-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.titleTangram nos livros didáticos de matemática: um estudo à luz da teoria de registros de representação semióticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestrado profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional

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