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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Marcon, Divane-
dc.contributor.referee1Silva, Kênia Cristina Pereira-
dc.contributor.referee2Reichert, Janice Teresinha-
dc.creatorBattisti, Karen Daiana-
dc.date2021-10-28-
dc.date.accessioned2021-12-06T16:07:11Z-
dc.date.available2021-12-04-
dc.date.available2021-12-06T16:07:11Z-
dc.date.issued2021-10-28-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4692-
dc.description.abstractThe big demand for diferents specializations that came with the industrial revolution in the 19th century resulted in the fragmentation of the teacling system, significantily contributing for the vision that each subject of the school curriculum should be worked in an isolated way. Nowadays with the change of this view of teaching, expressed in the documents that regulate the curriculum in Brazil, one of the challenges is to work the contents of the subjects in a integrated way, breaking the compartmentation of disciplines through interdisciplinary work.Taking this into account, the focus of this dissertation is to present biological problems where we can apply the mathematics of basic education and the objective is to identify the opinion of a group of 20 teachers about the possibility of using some of these biological problems in their classes, that is, if from their point of view, the application of these activities is feasible with their students, and identify possible positive aspects or challenges of interdisciplinarity between biological and mathematics. For the consultation of the teachers, five problems were selected: garbage decomposition, covid-19, fish growth, methods of determining microbial growth and genetic crossing, these problems were selected for addressing environmental and health issues of great social importance, or by involving curious and interesting reflections.The research is classified as field research, qualitative, that was applied through sequential questionannaires. The data and information obtained were analized according to the methodology of discursive textual analysis, and the results pointed to the validation of biological problems as interdiciplinary problems applicable to students, by the group of teachers, who found the problems attractive for students and facilitators the process of teaching and learning.pt_BR
dc.description.resumoA grande demanda de diferentes especializações advindas da revolução industrial do século XIX resultou na fragmentação do sistema de ensino, contribuindo significativamente para a visão de que cada disciplina do currículo escolar deveria ser trabalhada de forma isolada. Nos dias atuais, com a mudança dessa visão do ensino, expressa nos documentos que regulamentam o currículo no Brasil, um dos desafios é trabalhar os conteúdos das disciplinas de forma integrada, rompendo com a compartimentação das disciplinas através do trabalho interdisciplinar. Levando isso em consideração, o foco desta dissertação é apresentar problemas biológicos onde podemos aplicar a Matemática da Educação Básica e o objetivo é identificar a opinião de um grupo de 20 professores de Matemática a respeito da possibilidade de utilização de alguns desses problemas em suas aulas, ou seja, se do ponto de vista deles é viável a aplicação dessas atividades com seus alunos, e identificar possíveis aspectos positivos ou desafios da interdisciplinaridade entre Biologia e Matemática. Para a consulta aos professores foram selecionados cinco problemas, a saber, Decomposição do Lixo; Covid-19; Crescimento de Peixes; Métodos de determinação do crescimento microbiano e Cruzamento Genético, esses problemas foram selecionados por abordarem questões ambientais e sanitárias de grande importância social, ou por envolverem reflexões curiosas e interessantes. A pesquisa classifica-se como uma pesquisa de campo, qualitativa, que foi aplicada por meio de questionários sequenciais. Os dados e informações obtidas foram analisados conforme a metodologia da análise textual discursiva, e os resultados apontaram para a validação dos problemas biológicos como problemas interdisciplinares aplicáveis aos alunos, pelo grupo de professores, que consideraram os problemas atrativos para os alunos e facilitadores do processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2021-12-04T14:46:17Z No. of bitstreams: 1 BATTISTI.pdf: 1261894 bytes, checksum: 9616720577e4417a5a6d4d5b385e251b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-12-06T16:07:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BATTISTI.pdf: 1261894 bytes, checksum: 9616720577e4417a5a6d4d5b385e251b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-06T16:07:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BATTISTI.pdf: 1261894 bytes, checksum: 9616720577e4417a5a6d4d5b385e251b (MD5) Previous issue date: 2021-10-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.titleProblemas biológicos e a matemática: uma proposta interdisciplinar para a educação básicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional

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