Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4692
Type: Dissertação
Title: Problemas biológicos e a matemática: uma proposta interdisciplinar para a educação básica
Author: Battisti, Karen Daiana
First advisor: Marcon, Divane
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Kênia Cristina Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Reichert, Janice Teresinha
Resume: A grande demanda de diferentes especializações advindas da revolução industrial do século XIX resultou na fragmentação do sistema de ensino, contribuindo significativamente para a visão de que cada disciplina do currículo escolar deveria ser trabalhada de forma isolada. Nos dias atuais, com a mudança dessa visão do ensino, expressa nos documentos que regulamentam o currículo no Brasil, um dos desafios é trabalhar os conteúdos das disciplinas de forma integrada, rompendo com a compartimentação das disciplinas através do trabalho interdisciplinar. Levando isso em consideração, o foco desta dissertação é apresentar problemas biológicos onde podemos aplicar a Matemática da Educação Básica e o objetivo é identificar a opinião de um grupo de 20 professores de Matemática a respeito da possibilidade de utilização de alguns desses problemas em suas aulas, ou seja, se do ponto de vista deles é viável a aplicação dessas atividades com seus alunos, e identificar possíveis aspectos positivos ou desafios da interdisciplinaridade entre Biologia e Matemática. Para a consulta aos professores foram selecionados cinco problemas, a saber, Decomposição do Lixo; Covid-19; Crescimento de Peixes; Métodos de determinação do crescimento microbiano e Cruzamento Genético, esses problemas foram selecionados por abordarem questões ambientais e sanitárias de grande importância social, ou por envolverem reflexões curiosas e interessantes. A pesquisa classifica-se como uma pesquisa de campo, qualitativa, que foi aplicada por meio de questionários sequenciais. Os dados e informações obtidas foram analisados conforme a metodologia da análise textual discursiva, e os resultados apontaram para a validação dos problemas biológicos como problemas interdisciplinares aplicáveis aos alunos, pelo grupo de professores, que consideraram os problemas atrativos para os alunos e facilitadores do processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: The big demand for diferents specializations that came with the industrial revolution in the 19th century resulted in the fragmentation of the teacling system, significantily contributing for the vision that each subject of the school curriculum should be worked in an isolated way. Nowadays with the change of this view of teaching, expressed in the documents that regulate the curriculum in Brazil, one of the challenges is to work the contents of the subjects in a integrated way, breaking the compartmentation of disciplines through interdisciplinary work.Taking this into account, the focus of this dissertation is to present biological problems where we can apply the mathematics of basic education and the objective is to identify the opinion of a group of 20 teachers about the possibility of using some of these biological problems in their classes, that is, if from their point of view, the application of these activities is feasible with their students, and identify possible positive aspects or challenges of interdisciplinarity between biological and mathematics. For the consultation of the teachers, five problems were selected: garbage decomposition, covid-19, fish growth, methods of determining microbial growth and genetic crossing, these problems were selected for addressing environmental and health issues of great social importance, or by involving curious and interesting reflections.The research is classified as field research, qualitative, that was applied through sequential questionannaires. The data and information obtained were analized according to the methodology of discursive textual analysis, and the results pointed to the validation of biological problems as interdiciplinary problems applicable to students, by the group of teachers, who found the problems attractive for students and facilitators the process of teaching and learning.
Keywords: Matemática
Professor
Educação
Ensino e aprendizagem
Interdisciplinaridade
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4692
Issue Date: 28-Oct-2021
metadata.dc.level: Mestrado
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BATTISTI.pdf1,23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.