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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Carvalho, Rodrigo Saballa de-
dc.contributor.referee1Paim, Marilane Maria Wolff-
dc.contributor.referee2Fabris, Marinês-
dc.creatorBertasi , Andressa Thaís Favero-
dc.date2015-12-02-
dc.date.accessioned2017-06-22T16:05:04Z-
dc.date.available2016-01-04-
dc.date.available2017-06-22T16:05:04Z-
dc.date.issued2017-06-22-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/469-
dc.description.resumoO presente trabalho aborda o desenho como pensamento visual na Educação Infantil, focalizando as produções gráfico-plásticas das crianças no contexto de vida coletiva. Para tanto, primeiramente, analiso teoricamente o desenho como linguagem defendendo que cada criança utiliza as suas múltiplas linguagens para se expressar e que o desenho é uma delas. Em um segundo momento, investigo a presença do desenho na escola de Educação Infantil, discutindo acerca das experiências gráficas das crianças em que sustento a ideia de propostas de desenho que possibilitem a exploração de uma diversidade de materiais, suportes e espaços. Buscando defender que a escola precisa promover acesso a diferentes representações gráficas, debato sobre o repertório visual apresentado às crianças nas escolas, defendendo a apreciação de obras de outros produtores de arte e as rodas de leitura grupal como forma de expansão do repertório gráfico infantil. Também, para demonstrar que os pensamentos das crianças se tornam visíveis através do desenho, analiso teoricamente o desenho como pensamento visual. Com base nas propostas analisadas constatei que os pensamentos que perpassam os desenhos infantis começam antes da ação gráfica, através de suas falas orientadoras, e sofrem constante reelaboração durante o percurso criador, nas relações que as crianças estabelecem com os modelos e falas dos outros e com os materiais. Diante dessas constatações, sugiro proposições de desenho que procuram potencializar o desenho enquanto linguagem no contexto da Educação Infantil e desafiar a reflexão dos professores acerca da prática pedagógica. Sendo assim, concluo que trabalhar o desenho como pensamento visual possibilita o desenvolvimento do grafismo e da capacidade criadora das crianças. Além disso, planejar propostas com esse viés sugere uma concepção de criança que é protagonista na construção do conhecimento e da própria história, além de auxiliar no seu desenvolvimento integral.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Daniele Rosa Monteiro (daniele.monteiro@uffs.edu.br) on 2017-06-22T15:01:19Z No. of bitstreams: 1 BERTASI.PDF: 5643988 bytes, checksum: d6f0032c653eeb5b6ba79153e17cb4b9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-22T16:05:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BERTASI.PDF: 5643988 bytes, checksum: d6f0032c653eeb5b6ba79153e17cb4b9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-22T16:05:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BERTASI.PDF: 5643988 bytes, checksum: d6f0032c653eeb5b6ba79153e17cb4b9 (MD5) Previous issue date: 2017-06-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProcesso de aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPensamento visualpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleO desenho como pensamento visual na educação infantil : as produções gráfico-plásticas das crianças no contexto da vida coletivapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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