Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/469Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor1 | Carvalho, Rodrigo Saballa de | - |
| dc.contributor.referee1 | Paim, Marilane Maria Wolff | - |
| dc.contributor.referee2 | Fabris, Marinês | - |
| dc.creator | Bertasi , Andressa Thaís Favero | - |
| dc.date | 2015-12-02 | - |
| dc.date.accessioned | 2017-06-22T16:05:04Z | - |
| dc.date.available | 2016-01-04 | - |
| dc.date.available | 2017-06-22T16:05:04Z | - |
| dc.date.issued | 2017-06-22 | - |
| dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/469 | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho aborda o desenho como pensamento visual na Educação Infantil, focalizando as produções gráfico-plásticas das crianças no contexto de vida coletiva. Para tanto, primeiramente, analiso teoricamente o desenho como linguagem defendendo que cada criança utiliza as suas múltiplas linguagens para se expressar e que o desenho é uma delas. Em um segundo momento, investigo a presença do desenho na escola de Educação Infantil, discutindo acerca das experiências gráficas das crianças em que sustento a ideia de propostas de desenho que possibilitem a exploração de uma diversidade de materiais, suportes e espaços. Buscando defender que a escola precisa promover acesso a diferentes representações gráficas, debato sobre o repertório visual apresentado às crianças nas escolas, defendendo a apreciação de obras de outros produtores de arte e as rodas de leitura grupal como forma de expansão do repertório gráfico infantil. Também, para demonstrar que os pensamentos das crianças se tornam visíveis através do desenho, analiso teoricamente o desenho como pensamento visual. Com base nas propostas analisadas constatei que os pensamentos que perpassam os desenhos infantis começam antes da ação gráfica, através de suas falas orientadoras, e sofrem constante reelaboração durante o percurso criador, nas relações que as crianças estabelecem com os modelos e falas dos outros e com os materiais. Diante dessas constatações, sugiro proposições de desenho que procuram potencializar o desenho enquanto linguagem no contexto da Educação Infantil e desafiar a reflexão dos professores acerca da prática pedagógica. Sendo assim, concluo que trabalhar o desenho como pensamento visual possibilita o desenvolvimento do grafismo e da capacidade criadora das crianças. Além disso, planejar propostas com esse viés sugere uma concepção de criança que é protagonista na construção do conhecimento e da própria história, além de auxiliar no seu desenvolvimento integral. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Daniele Rosa Monteiro (daniele.monteiro@uffs.edu.br) on 2017-06-22T15:01:19Z No. of bitstreams: 1 BERTASI.PDF: 5643988 bytes, checksum: d6f0032c653eeb5b6ba79153e17cb4b9 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-22T16:05:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BERTASI.PDF: 5643988 bytes, checksum: d6f0032c653eeb5b6ba79153e17cb4b9 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-06-22T16:05:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BERTASI.PDF: 5643988 bytes, checksum: d6f0032c653eeb5b6ba79153e17cb4b9 (MD5) Previous issue date: 2017-06-22 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Processo de aprendizagem | pt_BR |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.subject | Pensamento visual | pt_BR |
| dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
| dc.title | O desenho como pensamento visual na educação infantil : as produções gráfico-plásticas das crianças no contexto da vida coletiva | pt_BR |
| dc.type | Monografia | pt_BR |
| Appears in Collections: | Pedagogia | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| BERTASI.PDF | 5.51 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.