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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/469
Type: | Monografia |
Título : | O desenho como pensamento visual na educação infantil : as produções gráfico-plásticas das crianças no contexto da vida coletiva |
Author: | Bertasi , Andressa Thaís Favero |
First advisor: | Carvalho, Rodrigo Saballa de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Paim, Marilane Maria Wolff |
metadata.dc.contributor.referee2: | Fabris, Marinês |
Resume: | O presente trabalho aborda o desenho como pensamento visual na Educação Infantil, focalizando as produções gráfico-plásticas das crianças no contexto de vida coletiva. Para tanto, primeiramente, analiso teoricamente o desenho como linguagem defendendo que cada criança utiliza as suas múltiplas linguagens para se expressar e que o desenho é uma delas. Em um segundo momento, investigo a presença do desenho na escola de Educação Infantil, discutindo acerca das experiências gráficas das crianças em que sustento a ideia de propostas de desenho que possibilitem a exploração de uma diversidade de materiais, suportes e espaços. Buscando defender que a escola precisa promover acesso a diferentes representações gráficas, debato sobre o repertório visual apresentado às crianças nas escolas, defendendo a apreciação de obras de outros produtores de arte e as rodas de leitura grupal como forma de expansão do repertório gráfico infantil. Também, para demonstrar que os pensamentos das crianças se tornam visíveis através do desenho, analiso teoricamente o desenho como pensamento visual. Com base nas propostas analisadas constatei que os pensamentos que perpassam os desenhos infantis começam antes da ação gráfica, através de suas falas orientadoras, e sofrem constante reelaboração durante o percurso criador, nas relações que as crianças estabelecem com os modelos e falas dos outros e com os materiais. Diante dessas constatações, sugiro proposições de desenho que procuram potencializar o desenho enquanto linguagem no contexto da Educação Infantil e desafiar a reflexão dos professores acerca da prática pedagógica. Sendo assim, concluo que trabalhar o desenho como pensamento visual possibilita o desenvolvimento do grafismo e da capacidade criadora das crianças. Além disso, planejar propostas com esse viés sugere uma concepção de criança que é protagonista na construção do conhecimento e da própria história, além de auxiliar no seu desenvolvimento integral. |
Palabras clave : | Processo de aprendizagem Educação infantil Pensamento visual Prática pedagógica |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/469 |
Fecha de publicación : | 22-jun-2017 |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
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