Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/469
Type: Monografia
Título : O desenho como pensamento visual na educação infantil : as produções gráfico-plásticas das crianças no contexto da vida coletiva
Author: Bertasi , Andressa Thaís Favero
First advisor: Carvalho, Rodrigo Saballa de
metadata.dc.contributor.referee1: Paim, Marilane Maria Wolff
metadata.dc.contributor.referee2: Fabris, Marinês
Resume: O presente trabalho aborda o desenho como pensamento visual na Educação Infantil, focalizando as produções gráfico-plásticas das crianças no contexto de vida coletiva. Para tanto, primeiramente, analiso teoricamente o desenho como linguagem defendendo que cada criança utiliza as suas múltiplas linguagens para se expressar e que o desenho é uma delas. Em um segundo momento, investigo a presença do desenho na escola de Educação Infantil, discutindo acerca das experiências gráficas das crianças em que sustento a ideia de propostas de desenho que possibilitem a exploração de uma diversidade de materiais, suportes e espaços. Buscando defender que a escola precisa promover acesso a diferentes representações gráficas, debato sobre o repertório visual apresentado às crianças nas escolas, defendendo a apreciação de obras de outros produtores de arte e as rodas de leitura grupal como forma de expansão do repertório gráfico infantil. Também, para demonstrar que os pensamentos das crianças se tornam visíveis através do desenho, analiso teoricamente o desenho como pensamento visual. Com base nas propostas analisadas constatei que os pensamentos que perpassam os desenhos infantis começam antes da ação gráfica, através de suas falas orientadoras, e sofrem constante reelaboração durante o percurso criador, nas relações que as crianças estabelecem com os modelos e falas dos outros e com os materiais. Diante dessas constatações, sugiro proposições de desenho que procuram potencializar o desenho enquanto linguagem no contexto da Educação Infantil e desafiar a reflexão dos professores acerca da prática pedagógica. Sendo assim, concluo que trabalhar o desenho como pensamento visual possibilita o desenvolvimento do grafismo e da capacidade criadora das crianças. Além disso, planejar propostas com esse viés sugere uma concepção de criança que é protagonista na construção do conhecimento e da própria história, além de auxiliar no seu desenvolvimento integral.
Palabras clave : Processo de aprendizagem
Educação infantil
Pensamento visual
Prática pedagógica
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/469
Fecha de publicación : 22-jun-2017
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BERTASI.PDF5,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.