Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4709
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Binotto, Rosane Rossato-
dc.contributor.referee1Reichert, Janice Teresinha-
dc.contributor.referee2Petry, Vitor José-
dc.creatorParise, Renan-
dc.date2021-10-31-
dc.date.accessioned2021-12-08T14:37:33Z-
dc.date.available2021-12-01-
dc.date.available2021-12-08T14:37:33Z-
dc.date.issued2021-10-31-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4709-
dc.description.abstractThis work presents has general objective elaborate a sequence of Virtual Learning Objects (VLO) for learning of spherical geometry and analyze the possibilities and potential these VLO. For it, we make a qualitative, descriptive and porposeful research. Besides, we make a bibliographic research about the history and mathematicians that help to discovery this geometry. This way, we propose a sequence of VLO made in GeoGebra, that’s VLO represent this geometry like, primitive elements, the version of the postulate of parallels, distance, angles, spherical polygons, area calculation polygons and the sum of their internal angles. Furthermore, we considered like research data that’s VLO for we made a analysis of possibilities and potentialities using pedagogical imagination in each VLO and after that, it’s done in all work. How conclusions we had that VLO can help the learnig of spherical geometry, cause they allow an interaction with the properties and definitions.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo geral elaborar Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA) para o ensino de geometria esférica e analisar as possibilidades e potencialidades desses OVA. Para isso realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa propositiva e descritiva. E também, uma pesquisa bibliográfica sobre aspectos da história e dos principais matemáticos que contribuíram para o surgimento dessa geometria. Munidos desses conhecimentos sobre os fundamentos da geometria esférica propomos uma sequência de OVA construídos no GeoGebra, abordando modelo de representação dessa geometria, elementos primitivos, a versão do postulado das paralelas, distância, ângulos, polígonos esféricos, cálculo de área de polígonos e soma dos seus ângulos internos. Além disso, considerando esses OVA como dados de pesquisa realizamos uma análise de possibilidades e potencialidades por meio de um exercício de imaginação pedagógica em cada OVA. Como conclusões obtemos que os OVA podem ajudar na aprendizagem da geometria esférica, pois permitem uma interação com as propriedades e definições.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2021-12-01T13:36:29Z No. of bitstreams: 1 PARISE.pdf: 5350871 bytes, checksum: cae52bfc60e350e3edecd9f9cdaa440f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-12-08T14:37:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PARISE.pdf: 5350871 bytes, checksum: cae52bfc60e350e3edecd9f9cdaa440f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-08T14:37:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PARISE.pdf: 5350871 bytes, checksum: cae52bfc60e350e3edecd9f9cdaa440f (MD5) Previous issue date: 2021-10-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectGeometria euclidianapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectObjetos virtuais de aprendizagempt_BR
dc.titleGeometria esférica: um estudo utilizando objetos virtuais de aprendizagempt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PARISE.pdf5,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.