Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4709
Type: Monografia
Title: Geometria esférica: um estudo utilizando objetos virtuais de aprendizagem
Author: Parise, Renan
First advisor: Binotto, Rosane Rossato
metadata.dc.contributor.referee1: Reichert, Janice Teresinha
metadata.dc.contributor.referee2: Petry, Vitor José
Resume: O presente trabalho tem como objetivo geral elaborar Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA) para o ensino de geometria esférica e analisar as possibilidades e potencialidades desses OVA. Para isso realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa propositiva e descritiva. E também, uma pesquisa bibliográfica sobre aspectos da história e dos principais matemáticos que contribuíram para o surgimento dessa geometria. Munidos desses conhecimentos sobre os fundamentos da geometria esférica propomos uma sequência de OVA construídos no GeoGebra, abordando modelo de representação dessa geometria, elementos primitivos, a versão do postulado das paralelas, distância, ângulos, polígonos esféricos, cálculo de área de polígonos e soma dos seus ângulos internos. Além disso, considerando esses OVA como dados de pesquisa realizamos uma análise de possibilidades e potencialidades por meio de um exercício de imaginação pedagógica em cada OVA. Como conclusões obtemos que os OVA podem ajudar na aprendizagem da geometria esférica, pois permitem uma interação com as propriedades e definições.
Abstract: This work presents has general objective elaborate a sequence of Virtual Learning Objects (VLO) for learning of spherical geometry and analyze the possibilities and potential these VLO. For it, we make a qualitative, descriptive and porposeful research. Besides, we make a bibliographic research about the history and mathematicians that help to discovery this geometry. This way, we propose a sequence of VLO made in GeoGebra, that’s VLO represent this geometry like, primitive elements, the version of the postulate of parallels, distance, angles, spherical polygons, area calculation polygons and the sum of their internal angles. Furthermore, we considered like research data that’s VLO for we made a analysis of possibilities and potentialities using pedagogical imagination in each VLO and after that, it’s done in all work. How conclusions we had that VLO can help the learnig of spherical geometry, cause they allow an interaction with the properties and definitions.
Keywords: Geometria
Ensino e aprendizagem
Geometria euclidiana
Matemática
Objetos virtuais de aprendizagem
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4709
Issue Date: 31-Oct-2021
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PARISE.pdf5,23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.